Defensoria Pública cobra reforma das delegacias de menores e da mulher de Arapiraca
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas, através dos defensores Marcos Antônio Silva Freire, Lívia Telles Risso e André Chalub, busca na justiça a efetivação do cumprimento de uma sentença, proferida pelo juízo da 4ª Vara de Arapiraca, em julho deste ano, ordenando a interdição e reforma das delegacias de Menores e da Mulher de Arapiraca no prazo de 90 dias. Contudo, mesmo cientes da decisão, o Estado deixou transcorrer o prazo concedido e não realizou a reforma.
Em petição, enviada ao judiciário ontem, os defensores pediram para que medidas coercitivas fossem adotadas no intuito de garantir o cumprimento da liminar.
Entenda o caso
Em 2011, a Defensoria Pública do Estado ingressou ação civil pública pedindo a interdição e reforma da Delegacia de Menores e da Mulher de Arapiraca, após vistorias dos defensores e relatórios, entre eles emitido pela Vigilância Sanitária, que constatava diversos problemas estruturais e sanitários. Não era permitido banho de sol no local, além de não existir sequer colchão para dormirem, ferindo frontalmente os direitos previstos no Estatuto da Criança e Adolescente.
Este ano, o juiz de direito da 4ª Vara de Arapiraca concedeu decisão favorável ao pedido da Defensoria e ordenou a interdição do local e determinou que o Estado promovesse a reforma estrutural no prazo de 90 dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil.
A delegacia foi interditada no dia 12 de julho, desde então, os menores e as mulheres estão sendo enviados para a Central de Polícia de Arapiraca ou, quando necessário, encaminhados para Maceió.
Três meses se passaram e até então a liminr não foi cumprida, o que motivou os defensores a pedir multa pessoal ao Secretário de Segurança Pública no estado e ao Delegado Geral de Polícia Civil, além da proibição de propagandas institucionais por parte do Governo do Estado, até o cumprimento da decisão.
Últimas notícias
Funcionário de casa de ração morre após sofrer infarto em Arapiraca
Duplicação da AL-115 entre Palmeira dos Índios e Igaci será inaugurada nesta sexta (19)
Blitz da Lei Seca provoca congestionamento de mais de cinco quilômetros
Prefeitura de Maceió convoca mais 41 professores aprovados em PSS da Educação
Padronização para horário de entrada e saída de hotéis começa a valer
Trama golpista: por unanimidade, STF condena cinco réus e absolve um
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
