Alagoas

Municípios sofrem com estiagem e problemas no abastecimento atingem todas as regiões de AL

Por 7 Segundos com informações da Assessoria 19/10/2016 13h01
Municípios sofrem com estiagem e problemas no abastecimento atingem todas as regiões de AL
- Foto: Reprodução


Diversas cidades alagoanas, principalmente localizadas nas regiões do Sertão, Bacia Leiteira e Agreste, sofrem com a estiagem prolongada. De acordo com a Companhoa de Saneamento de Alagoas (Casal),  a partir de setembro, a seca se agravou e problemas de abastecimento de água em decorrência do tempo seco já atingem mais de 10 municípios em todas as regiões do estado. No dia 23 de agosto, o governo estadual enviou decreto de número 49.948 de 23 de agosto de 2016 para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, alegando estado de emergência para 40 municípios que estariam necessitando de medidas urgentes. Em 28 de setembro a União reconheceu a situação. 

Os municípios cujo abastecimento foram afetados pela estiagem foram: Palmeira dos Índios, Quebrangulo, Mar Vermelho, Maceió, Estrela de Alagoas, Minador do Negrão, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Messias, Joaquim Gomes, Ibateguara, Flexeiras, Colônia Leopoldina. Caso a estiagem se prolongue, a tendência é maior redução na produção de água, o que afeta ainda mais o abastecimento nesses municípios.


De acordo com a Casal, a companhia opera em 77 municípios dos 102 alagoanos e possui 43 captações de sistemas isolados em mananciais de superfície, além de 14 de sistemas coletivos situadas em todo o Rio São Francisco. Uma área que abrange desde Delmiro Gouveia até a cidade de Piaçabuçu.

Apesar disso, quase todas as captações apresentam redução na vazão e problemas na produção: são quatro na capital, oito na região Serrana, em Mar Vermelho, Carangueja e Caranguejinha, Quebrangulo, Anadia-Maribondo, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas, Palmeira dos Índios e Paulo Jacinto. 

Na região Leste, 26 captações estão com redução da vazão, 10 delas também com problemas de produção. Os prejuízos atingem os municípios de Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Ibateguara, Joaquim Gomes, Satuba, Maragogi, Porto de Pedras e Messias. Outras cinco apresentam vazão em municípios do Agreste, e outra em Piaçabuçu.


Os municípios que enfrentam rodízio no abastecimento são: Maceió (parte do bairro do Jacintinho), Satuba, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Ibateguara, Joaquim Gomes, Messias, Novo Lino, Porto de Pedras, Maragogi, Anadia, Maribondo, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas, Mar Vermelho, Palmeira dos Índios, Paulo Jacinto e Coité do Nóia.

No momento, segundo a Casal, os problemas estão sendo contornados, mas a situação é mais preocupante nos municípios abastecidos pelo Rio São Francisco. Um total de 19 na Bacia Leiteira, oito no Sertão e 10 no Agreste.

As cidades destas regiões podem ter o abastecimento comprometido com a diminuição iminente da vazão do rio São Francisco - de 800m³/s para 700m³/s.

De acordo com o presidente da Casal, Clécio Falcão, a Casal já apurou a necessidade de investimentos iniciais de cerca de R$ 8,5 milhões, que já foram encaminhados ao governo federal por meio da Defesa Civil estadual, sendo caracterizados como recursos emergenciais.

Outros levantamentos estão sendo feitos para que novos pleitos sejam encaminhados à medida do agravamento da situação.

Nível da Carangueja baixa e põe abastecimento de Palmeira em alerta

A barragem da Carangueja atingiu um nível preocupante. Caso a estiagem se prolongue, há o risco de que não haja água para ser bombeada para Palmeira dos Índios. Esta cidade também recebe água do Caçamba, mas este sistema, sozinho, não tem produção suficiente para atender plenamente a cidade.

Diante dessa situação, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) faz um apelo à população de Palmeira dos Índios para que economize água o máximo que puder.

A Casal, por meio de sua Engenharia, já está desenvolvendo estudos para ampliar a captação do Sistema Caçamba, bem como a implantação de uma nova adutora com captação na barragem do Bálsamo para reforço do abastecimento de Palmeira dos Índios.