Estudantes do Ifal Campus Maceió protestam contra a PEC 241

Estudantes do Ensino Médio do Ifal Campus Maceió estiveram mobilizados na manhã desta quinta-feira (20) em um protesto contra a PEC 241, que irá ao segundo turno de votação na Câmara dos Deputados na próxima segunda-feira (24), e contra a Medida Provisória 746, que estabelece a “reforma do ensino médio”. Exibindo cartazes e gritando palavras de ordem, os estudantes iniciaram o protesto percorrendo as dependências do Campus, seguindo pela avenida Barão Atalaia e ruas do centro de Maceió, até a Praça D. Pedro II, em frente à Assembleia Legislativa.
A diretora do Ifal Campus Maceió, Jeane Maria de Melo, declarou apoio à mobilização, reconhecendo o ato como uma manifestação legítima do movimento estudantil, em prol da educação pública de qualidade, e que deve ser apoiada por toda a sociedade.
Os estudantes manifestam-se contra medidas previstas pela PEC 241 que deve gerar prejuízos à educação pública, como o congelamento de repasses para a educação durante vinte anos, o fim de concursos públicos para técnicos e docentes de instituições como Universidades e Institutos Federais e às restrições de acesso ao ensino superior público. Em relação à MP 746, os estudantes questionam as modificações na grade curricular do ensino médio, que extingue a obrigatoriedade do estudo de disciplinas como sociologia, filosofia, artes e língua estrangeira.
A manifestação foi organizada pelo grêmio estudantil Edson Luiz e deve continuar amanhã e na próxima semana, quando a PEC será colocada em votação. Nesta sexta-feira (21), o Sindicato dos Federais da Educação Profissional e Tecnológica no Estado de Alagoas – Sintietfal promove Assembleia Geral no Campus Maceió as partir das 9 horas. A Assembleia terá a participação de servidores e estudantes da instituição, que irão definir novos atos de mobilização contra a PEC 241.
O Campus Maceió é o quarto campus do Ifal com estudantes mobilizados contra as novas medidas governamentais. Os campi Satuba, Maragogi, Marechal Deodoro e Santana do Ipanema tiveram ocupação e mobilização de estudantes.
Últimas notícias

Projeto de Cabo Bebeto amplia benefícios fiscais para PCD na compra de veículos em Alagoas

Wanessa Camargo é agredida por Dado Dolabella em bar

Prefeito de Belo Horizonte visita Maceió e elogia projetos inovadores da gestão JHC

Bolsonaro apresenta explicações ao STF e critica inquérito da PF: 'objetivo é o massacre'

Agreste tem fornecimento de água deficiente devido à queda de energia nesta sexta-feira (22)

Maragogi amplia conexões e reforça protagonismo no turismo nacional durante o Salão do Turismo 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
