Capital

União Secundarista de Estudantes busca apoio para ocupações e é barrada em escola

Por Mariane Rodrigues *estagiária 26/10/2016 09h09
União Secundarista de Estudantes busca apoio para ocupações e é barrada em escola
Grupo reclama da presença de policiais no local. - Foto: Cortesia

Membros da União Secundarista dos Estudantes de Alagoas (USEA )foram barrados nesta quarta-feira (26), ao tentar entrar na Escola Estadual Maria Ivone, localizada no Eustáquio Gomes, parte alta de Maceió, para se reunir com estudantes da instituição. O grupo reclama da presença de viaturas policiais e veículos da Secretaria de Estado da Educação. 

De acordo com o vice-presidente da USEA, Peterson Lessa, ficou acordado nessa terça-feira (25), uma reunião com os estudantes a ser realizada nesta quarta, para discutir as medidas propostas pelo presidente Michel Temer, como a reforma do Ensino Médio e a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 241 (PEC) que propõe um limite no teto de gastos públicos para os próximos 20 anos. 

No entanto, segundo Peterson, ao chegar na escola, eles foram barrados e não puderam entrar. Eles tentam conversar com os alunos desde às 7h da manhã. De acordo com as primeiras informações, estiveram no local quatro viaturas da Polícia Militar e um veículo da Secretaria Estadual de Educação. 

"Alguém avisou para eles que estávamos aqui. É estranho, porque dificilmente a gente vê quatro viaturas da PM de uma só vez frequentar o local e muito menos carros da Secretaria de Educação", expõe o vice-presidente da USEA. 

Conforme informações de Peterson Lessa, ontem, o grupo estudantil se reuniu com cerca de 70 alunos para expor o que é a PEC 241 e a reforma do ensino médio. Segundo ele, dos 70 estudantes, apenas um foi contrário à ocupação da escola. O grupo vai permanecer na parte externa do colégio até conseguir entrar, e, caso não consigam, Peterson afirma que conversará com os alunos fora da escola. 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), afirmou, em nota, que as viaturas foram até o local porque foi informada pela direção da escola que alunos da Universidade Federal de Alagoas pretendiam entrar e suspender as aulas. Confira a nota na íntegra: 

"As viaturas foram ao local porque, segundo a diretora, alunos da UFAL estavam querendo obrigar a escola a suspender as aulas e ela estava temendo tumulto. Foram, inclusive, viaturas do Batalhão Escolar. Os alunos espalharam colchões do lado de fora da escola e estão la na mobilização que está sendo respeitada. As guarnições não estão mais lá. Mas poderão voltar, caso haja nova solicitação com o propósito de evitar confusões". 

Ocupações

O movimento de ocupação nas escolas estaduais, institutos e universidades federais acontece em todo o Brasil. Os estudantes são contra a  PEC 241 e as reformas no Ensino Médio. Em Alagoas, mais de dez escolas estão ocupadas, e diversas unidades do Instituto Federal e Universidade Federal de Alagoas. 

A Direção Geral do IFAL emitiu um comunicado sobre a situação, informando que as aulas estão suspensas e que hoje, às 10h haverá uma reunião com o movimento e a gestão. 

"A Direção Geral informa que, frente ao comunicado oficial do Movimento Estudantil de Ocupação, o Campus Maceió está ocupado. Nesse momento, todas as atividades estão suspensas, até que se configure a situação político administrativa.  Todos devem aguardar o desenrolar dos fatos. Está marcada uma reunião com o movimento e a gestão, para às 10h. Vamos esperar", Jeane Melo, diretora geral do IFAL Campus Maceió. 

Mobilização pelo país.

1016 escolas ocupadas

51 universidades ocupadas 

82 institutos federais ocupados