Moradores do bairro Nova Esperança protestam contra falta de calçamento
Cansados de esperar por uma solução da Prefeitura de Arapiraca, moradores do bairro Nova Esperança fecharam a Rua José Augusto Vital, com galhos de árvores, para protestar contra a falta de calçamento da principal via do bairro.
Os moradores reclamam de água empossada em frente às casas, além de mato que toma conta das ruas. E que o acúmulo da água está atraindo muitos mosquistos e eles temem doenças como a dengue, chicungunya e zika.
Eles afirmaram a equipe de reportagem do Portal 7 Segundos que a prefeitura havia feito a terraplanagem da rua, mas paralisaram as obras.
Com a presença do presidente do bairro, Manoel José da Silva, os moradores reclamaram que sete ruas foram pavimentadas pela Secretaria de Obras e Infraestrutura e que apenas duas ruas estavam no barro.
Situação coletiva
O comerciante Osmar Frazão da Silva afirmou que por conta da terraplanagem a nível das calçadas ficou alto e os carros não poderiam ser guardados nas garagens das casas.
"Além dessa situação estamos enfrentando muita poeira e muita lama e queremos uma solução da prefeitura", protestou Osmar Frazão.
Ele disse que os moradores já fizeram um abaixo-assinado e levaram para o secretário de Obras e os moradores esperam até hoje uma solução para o problema.
A dona de casa, Luzinete dos Santos, de 60 anos, disse que está cansada de tirar a água empossada na porta da casa dela. Ela cria dois netos menores e não aguenta mais a situação.
"Sinto muitas dores no corpo só de retirar essa água que fica empossada aqui. É uma situação muito difícil", desabafou.
Já o presidente da Associação de Moradores do bairro Nova Esperança, Manoel José da Silva, declarou que não consegue entender o porquê de duas ruas não terem sido pavimentadas.
"A rua principal do bairro que é o corredor de ônibus está desse jeito, no barro, por quê?", questionou Manoel da Silva.
Explicação por telefone
Por telefone, o secretário de Obras e Infraestrutura, Valdeir Galindo, informou à equipe do Portal 7 Segundos que as duas ruas ainda não foram asfaltadas porque os contratos da prefeitura com as construtoras são distintos e que ainda estava aguardano recursos federais.
"Esta semana recebemos os recursos federais e as duas ruas serão calçadas, elas vão receber paralelepípedos, de acordo com o contrato que foi feito. Vamos efetuar o pagamento à construtora e na próxima semana os trabalhos serão retomados", declarou Valdeir Galindo.
Assista ao vídeo que a equipe do 7 Segundos fez com os moradores do Nova Esperança: