Maceió

Sistema de Integração Temporal deve atingir 100% da frota dos ônibus de Maceió até o final do ano

Cobertura total visa oferecer praticidade e economia ao usuário, anunciou Rui Palmeira (PSDB)

Por 7 Segundos 01/11/2016 08h08
Sistema de Integração Temporal deve atingir 100% da frota dos ônibus de Maceió até o final do ano
Sistema de Integração Temporal deve atingir 100% da frota dos ônibus de Maceió até o final do ano - Foto: Ascom/Prefeitura

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), anunciou, durante entrevista a uma emissora de televisão local, ocorrida na manhã desta terça-feira (1º), que o sistema de Integração Temporal deve atingir 100% da frota dos ônibus que circulam na capital até o final deste ano. Por meio dela, é possível utilizar mais de um coletivo no intervalo de 90 minutos, pagando apenas uma passagem.

Ele afirmou ser importante a implantação da cobertura total para os passageiros e disse que a medida visa oferecer mais praticidade e economia aos maceioenses. Recém-eleito prefeito com 60,27% dos votos válidos no último domingo (30), derrotando o seu principal adversário, Cícero Almeida (PMDB), Palmeira voltou a falar que, como gestor municipal, mantém relações “institucionais” com o governo do estado. “Minha relação é institucional. Estou aberto ao diálogo”, resumiu.

Com a proximidade do final do ano e das festas natalinas, o político foi questionado se será possível pagar o 13º dos servidores em dia, devido ao orçamento apertado do Município. “A maior parte desses valores já foram liquidados, porque foram diluídos. Enfrentamos muitas dificuldades nesses quatro anos, foi um período muito difícil”, disparou. Na ocasião, ele aproveitou para agradecer os milhares de votos recebidos e parafraseou a escassez de recursos dizendo que “tem que fazer do limão, uma limonada”. 

“Conseguimos uma grande vitória no último domingo e isso me motiva muito”, falou ele, que aproveitou a oportunidade para negar boatos de que estaria interessado em concorrer ao cargo de governador de Alagoas nas próximas eleições. “Minha meta é ficar os quatro anos”, assegurou Palmeira, que também disse que vai promover algumas mudanças nas secretarias da capital, mas que nenhuma alteração vai ser radical.

Financiamentos

Questionado sobre como o Município poderia viabilizar recursos para as obras já anunciadas pelo seu comitê de campanha, Rui foi enfático e informou que boa parte do dinheiro já está garantido por meio de financiamentos com bancos internacionais. “Estamos buscando otimizar os recursos municipais, que não é muito. Vamos apostar todas as nossas fichas neste financiamentos. Temos um belo pacote de obras pela frente”, anunciou ele, ao confirmar que cerca de R$250 milhões de reais já estão garantidos para a execução do programa “Maceió de Frente Pra Lagoa”, que vai reurbanizar a orla lagunar da capital. 

Guarda Municipal e Concursos Públicos

“Conseguimos reequipar a guarda e a Polícia Federal já autorizou o porte de arma de fogo para a categoria. É um grande avanço. A nossa meta é adquirir esse armamento, mas é claro que eles vão precisar fazer exames psicotécnicos para capacitação”, declarou.  Os concurseiros já podem ficar atentos porque o prefeito assegurou que, até o final deste ano, o edital de “um grande concurso” será aberto. “Vamos lançar ainda em 2016. A Educação está precisando de servidores”. 

Pardais

Uma das grandes polêmicas de sua gestão no primeiro mandato foi, sem dúvidas, a implantação dos pardais eletrônicos de fiscalização em Maceió. Alvo de muitas críticas e também de elogios, o político disse falou que aguarda apenas uma definição do Tribunal de Contas para reativar os aparelhos. “Nenhum radar está escondido na capital e esse não é o nosso interesse”, concluiu.