Mais um vírus transmitido pelo Aedes aegypti pode se espalhar pelo Brasil

Além da dengue, Chikungunya e do Zika Vírus, o mosquito Aedes aegypti pode transmitir uma nova doença: febre Mayaro. O vírus não é novo. Foi identificado pela primeira vez em 1954 e existe em regiões silvestres aos região Amazônica.
O problema é que na luta pela sobrevivência de sua espécie, o vírus tem se adaptado e, segundo pesquisadores da Flórida, o Mayaro foi encontrado nas últimas semanas em um menino haitiano de 8 anos, com febre e dores abidominais.
Os pesquisadores acreditam que o vírus esteja se espalhando pelo continente africano.
Mayaro era transmitido apenas por mosquitos vetores silvestres e agora aparentemente pode ser transmitido por mosquitos vetores urbanos que já estão espalhados pelo mundo: Aedes aegypti principalmente, e o Aedes albopictus.
Se os pesquisadores confirmarem a transmissão pelo aegypti, há muitas razões para se preocupar, já que o mosquito está presente em todo o território brasileiro.
Os sintomas da Febre Mayaro se asemelham bastante a dengue a a chikungunya. Começa com uma febre inespecífica e cansaço, além de outros sinais aparentes.
Logo após podem surgir manchas vermelhas pelo corpo, acompanhadas de dor de cabeça e dores nas articulações. Os olhos podem também ficar doendo e em alguns casos reporta-se intolerância à luz. São sintomas muito parecidos e por isso a febre do Mayaro pode ser facilmente confundida com dengue ou com chikungunya. No entanto, no Mayaro as dores e o inchaço das articulações podem ser mais limitantes e durar meses para passar.
Entre dezembro de 2014 e junho de 2015 foram confirmados 197 casos da Febre Mayaro nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, com destaque para os estados de Goiás, Pará e Tocantis.
Todas estas pessoas moravam ou estiveram em área rural, silvestre ou de mata por atividades de trabalho ou lazer. O Estado de Goiás registrou 66 casos até fevereiro de 2016 e o Datasus não possui mais dados atualizados deste ano. Importante salientar que no Brasil a transmissão desta doença limitou-se a regiões de mata. Não há relatos, até o momento, de transmissão urbana.
Últimas notícias

Justiça de AL nega pedido da Câmara Municipal e mantém prefeito e vice à frente de Rio Largo

Câmara de Rio Largo suspende sessão desta quinta (3) para garantir segurança dos vereadores

Davi Filho monta chapa do Republicanos para federal e estadual em 2026

Prefeita anuncia aumento salarial para servidores da Educação de Novo Lino

Polícia Científica identifica corpos encontrados carbonizados em carro na AL-405

Operação resulta na prisão de 22 suspeitos; líder do CV de Penedo segue foragido
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
