Mais um vírus transmitido pelo Aedes aegypti pode se espalhar pelo Brasil
Além da dengue, Chikungunya e do Zika Vírus, o mosquito Aedes aegypti pode transmitir uma nova doença: febre Mayaro. O vírus não é novo. Foi identificado pela primeira vez em 1954 e existe em regiões silvestres aos região Amazônica.
O problema é que na luta pela sobrevivência de sua espécie, o vírus tem se adaptado e, segundo pesquisadores da Flórida, o Mayaro foi encontrado nas últimas semanas em um menino haitiano de 8 anos, com febre e dores abidominais.
Os pesquisadores acreditam que o vírus esteja se espalhando pelo continente africano.
Mayaro era transmitido apenas por mosquitos vetores silvestres e agora aparentemente pode ser transmitido por mosquitos vetores urbanos que já estão espalhados pelo mundo: Aedes aegypti principalmente, e o Aedes albopictus.
Se os pesquisadores confirmarem a transmissão pelo aegypti, há muitas razões para se preocupar, já que o mosquito está presente em todo o território brasileiro.
Os sintomas da Febre Mayaro se asemelham bastante a dengue a a chikungunya. Começa com uma febre inespecífica e cansaço, além de outros sinais aparentes.
Logo após podem surgir manchas vermelhas pelo corpo, acompanhadas de dor de cabeça e dores nas articulações. Os olhos podem também ficar doendo e em alguns casos reporta-se intolerância à luz. São sintomas muito parecidos e por isso a febre do Mayaro pode ser facilmente confundida com dengue ou com chikungunya. No entanto, no Mayaro as dores e o inchaço das articulações podem ser mais limitantes e durar meses para passar.
Entre dezembro de 2014 e junho de 2015 foram confirmados 197 casos da Febre Mayaro nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, com destaque para os estados de Goiás, Pará e Tocantis.
Todas estas pessoas moravam ou estiveram em área rural, silvestre ou de mata por atividades de trabalho ou lazer. O Estado de Goiás registrou 66 casos até fevereiro de 2016 e o Datasus não possui mais dados atualizados deste ano. Importante salientar que no Brasil a transmissão desta doença limitou-se a regiões de mata. Não há relatos, até o momento, de transmissão urbana.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
