Arapiraca

Cerca de 13 mil mortes por câncer de próstata são estimadas no Brasil em 2016

Por Jean Rafael com Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.5, n.1, Pub.3, Janeiro 2012 08/11/2016 23h11
Cerca de 13 mil mortes por câncer de próstata são estimadas no Brasil em 2016
- Foto: Ilustrução

   No Brasil cerca de 60% a 70% dos casos de câncer de próstata já são diagnosticados em fases avançadas da doença. Por isso nesse mês intensificam-se as medidas preventivas através da campanha nacional conhecida como Novembro azul, mas vale salientar que todo mês deve ser foco de medidas preventivas. O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens no Brasil e segundo o INCA esse ano estima-se 61.000 novos casos.

  Um fato muito interessante é que duas medidas associadas: O PSA e o toque retal quando utilizados juntos diminuem a falha diagnóstica para cerca de 8%. Devem ser realizados a partir dos 45 anos e a partir 40 anos em casos de história familiar , pai ou um irmão com Câncer de próstata antes dos 60 anos.

  Mas o que se vê na prática é que os homens não buscam os serviços para realizarem seus exames clínicos nem tão pouco laboratoriais. Por que se dá esse fato? Quais fatores poderiam estar envolvidos nesse processo?

  Muitos mitos e medos em torno do câncer estão relacionados às crenças, oriundas do século XIX. Acreditava-se que o câncer era doença sexualmente transmissível, ideia esta reforçada pelas deformidades causadas pelos tumores. As lesões detectadas eram semelhantes às lesões provocadas por doenças venéreas. Entre os mitos que sobrevivem até os dias atuais merece destaque o de que todo homem submetido à cirurgia na próstata se torna impotente e que o câncer, de forma geral, é visto como uma doença mortífera.

   Em uma pesquisa feita com o objetivo de buscar os fatores que influenciam na tomada de decisão dos homens para não buscarem os serviços especializados e campanhas de prevenção ao câncer de próstata foram:

• 24% machismo
• 17% desconhecimento
• 22% preconceito
• 11% medo
• 17% falta de interesse
• 4% dificuldade de marcação de consulta no SUS

   Como evidencia essa pesquisa e relato de outros autores, os homens através de muitos aspectos emocionais, culturais e educacionais têm uma grande resistência aos programas de prevenção bem como as medidas orientadas pelos profissionais de saúde.

   Algumas medidas importantes para prevenção a essa e outras patologias seriam: alimentação equilibrada, atividades físicas regulares, controle do peso, beber com moderação, limitar o uso de açúcar e sal e não fumar. No entanto na prática isso ainda está muito distante gerando custos diretos e indiretos com saúde e baixa qualidade de vida em nossa sociedade.

    Mas a orientação geral é que se precisa cada vez mais investir nos programa de educação em saúde promovendo uma desmistificação quanto ao câncer de próstata e com um ,olhar ampliado para a saúde do homem, refina - se o acolhimento, a humanização e envolvendo a família a fim de ganharmos uma maior adesão nesses programas, o que trará benefícios e diminuição dos custos para os sistemas de saúde.