Governo renova cessão de imóvel para Academia de Letras em Palmeira
Em solenidade ocorrida na noite desta sexta-feira (11), em Palmeira dos Índios, o governador em exercício Luciano Barbosa assinou o termo que renova a cessão do prédio onde funciona a Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (Apalca).
A cerimônia contou com a presença da presidente da instituição, a professora e escritora Isvânia Marques, membros efetivos da academia e convidados.
Com o ato de assinatura, o governo estadual oficializou a concessão, por meio de contrato de comodato, para que a academia possa utilizar, pelo período de dez anos, as instalações do imóvel localizado na Rua Major Cícero de Góis Monteiro, no centro da cidade.
O vice-prefeito eleito de Palmeira dos Índios, Márcio Henrique, representou o prefeito eleito Júlio Cezar no evento, que também reuniu o presidente da Academia Penedense de Letras, Moezio de Vasconcellos Costa.
Na ocasião, o governador em exercício Luciano Barbosa parabenizou a luta e o trabalho da presidente Isvânia Marques e de todos os membros que fazem parte da Academia Palmeirense de Letras.
“Sei da importância da cultura e da educação para o desenvolvimento de uma sociedade. Esse é um momento de muita alegria e satisfação especificamente para mim, que nasci nesta terra e tenho um carinho todo especial por todos vocês. Tenho o privilégio de ter duas mães, a biológica que é Palmeira dos Índios, e a adotiva que é Arapiraca, mas a gente nunca esquece o cheiro e o amor de nossa mãe”, declarou Luciano Barbosa.
Ainda em seu pronunciamento, o governador em exercício disse que numa etapa futura a luta será para a cessão definitiva do prédio para a academia.
Ele também lembrou da época em que foi ministro de Integração Nacional e viabilizou a construção da Barragem do Bálsamo. “Palmeira dos Índios deve trilhar no caminho do desenvolvimento, e vocês podem contar com o governo estadual como grande parceiro em todas as ações que visem à melhoria constante da qualidade de vida da população”, completou Luciano Barbosa.
Bastante emocionada, a presidente da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (Apalca), professora e escritora Isvânia Marques, fez um agradecimento ao governo de Alagoas pela renovação do contrato de cessão do imóvel.
“Esse governo tem um olhar diferenciado e cuidadoso com a educação e a cultura. Estávamos preocupados porque o prazo da concessão venceria no dia seis de dezembro, mas hoje recebemos um grande presente”, afirmou Isvânia Marques.
A Academia Palmeirense de Letras foi fundada no dia 21 de junho de 2000 e considerada de utilidade pública nos âmbitos municipal e estadual no ano de 2005.
Desde a sua criação, a entidade desenvolve importantes ações de fomento à Cultura com exposições, feiras literárias, lançamentos de livros, entre outras atividades.
Vários patronos de suas cadeiras já foram homenageados, como o escritor Graciliano Ramos, Luiz de B. Torres, Adalberon Cavalcanti e o jornalista Tobias Granja, por exemplo.
A academia também recebeu a visita de personalidades ilustres do cenário nacional, como o cineasta Nelson Pereira dos Santos, artistas do Teatro Itinerante Francês, em parceria com o Consulado Francês e Casa da Arte, bem como integrantes do Balé Eliana Cavalcanti.
Últimas notícias
Com trabalho de Arthur Lira, investimentos fortalecem a saúde, levam dignidade e salvam vidas em Campo Alegre
Paulo Dantas anuncia construção do matadouro de União dos Palmares
Polícia descarta latrocínio em caso de idosa morta em casa invadida em Arapiraca
Alfredo Gaspar lidera pesquisa ao Senado, segundo nova pesquisa
Inscrições para intercâmbio na Inglaterra terminam neste sábado
Polícia procura trio flagrado fazendo sexo na traseira de tuk-tuk em paraíso turístico na Tailândia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
