Eleições

Defesa Social faz avaliação positiva da segurança nas eleições

Balanço parcial das ações policiais mostra situação tranquila em todo o Estado 

Por Assessoria 09/10/2012 08h08
Defesa Social faz avaliação positiva da segurança nas eleições
As eleições municipais transcorreram de forma tranquila, sem a ocorrência de casos de violência em todo o Estado. No período de sexta a domingo, a Secretaria da Defesa Social registrou 120 casos de crimes eleitorais em cidades do interior, incluindo compra de votos, boca de urna e transporte de eleitores.

“O plano operacional montado pela Polícia Civil e Militar garantiu a segurança no pleito eleitoral em Alagoas antes, durante e após o processo de votação”, ressaltou o secretário da Defesa Social, Dário Cesar. Ele acrescentou que o eleitor alagoano foi às urnas exercer a cidadania dentro de um clima de paz e segurança.

No domingo (7), o secretário e o comandante-geral da PM, coronel Dimas Cavalcante, visitaram as cidades do interior para verificar a atuação policial. Eles sobrevoaram os municípios de Limoeiro de Anadia, Traipu e Palmeira dos Índios.

Em Arapiraca, Dário Cesar e Dimas Cavalcante conversaram com juízes eleitorais, atenderam radialistas da região e visitaram locais de votação para acompanhar de perto a movimentação e garantir a normalidade no processo eleitoral.

A Defesa Social empregou mais de 8,5 mil profissionais de segurança, trabalhando diretamente nas eleições 2012, entre policiais militares, civis, bombeiros e policiais da Força Nacional distribuídos pelos 102 municípios alagoanos.

Balanço
De acordo com o balanço parcial das ocorrências policiais, foram registrados 57 casos de propaganda irregular e boca de urna, sendo a maior quantidade desse tipo de crime eleitoral ocorrido em São Miguel dos Campos e Maceió, com quatro e três casos, respectivamente.
No período, foram registrados 17 casos de compra de votos, com ocorrências nos municípios de Batalha, Coruripe, Piaçabuçu e Santana do Ipanema.

Outras irregularidades registradas foram com relação aos crimes de desobediência, transporte e fornecimento de alimentos para eleitores e obstrução ao trabalho da Justiça Eleitoral. Ainda nesta segunda-feira (8), a Defesa Social divulgará o balanço geral das ocorrências policiais das Eleições 2012.