Alagoas

Relator no STF aceita denúncia de peculato contra Renan Calheiros

Por 7 Segundos com Com informações da Folha de São Paulo 01/12/2016 15h03
Relator no STF aceita denúncia de peculato contra Renan Calheiros

O ministro Edson Fachin, relator no Supremo Tribunal Federal (STF) de inquérito que investiga o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL) por peculato. No caso deste inquérito, supostamente o parlamentar teria pago pensão a uma filha, com a jornalista Mônica Veloso, com recursos desviados e pagos por meio da construtrua Mendes Junior. O ministro votou pelo recebimento da denúncia, que poderá ter a abertura de uma ação penal.

Caso a maioria dos ministros do STF siga o voto do relator, o presidente do Senado Renan Calheiros vai virar réu pela primeira vez, em uma ação penal.

Sobre este caso do pagamento de pensão, a investição teve início em 2007 e, na época, culminou com a disistência de Renan Calheiros à presidência do Senado. Em 2013, a Procuradoria-Geral da República (PGR) ofereceu a denúncia ao Supremo Tribunal Federal.

Os pagamentos que Renan Calheiros fez são investigados de janeiro de 2004 a dezembro de 2006. O parlamentar afirmou que o dinheiro seria proveniente da venda de gado e de empréstimo.

Renan Calheiros está sendo julgado por peculato, qu é desvio de dinheiro, além de falsidade ideológica e uso de documento falso.