Benedito de Lira pede ao governo para diversificar agricultura com o Canal do Sertão

O senador Benedito de Lira (PP-AL) ocupou a tribuna do Senado para fazer um apelo ao Governo para promover a diversificação da agricultura em Alagoas, aproveitando a melhoria na oferta de água proporcionada pelo Canal do Sertão.
O senador anunciou que o presidente Michel Temer pretende visitar Alagoas na próxima semana exatamente para inaugurar o trecho 4 do Canal do Sertão, considerada a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas. No momento, a água do rio São Francisco adentra o semiárido alagoano atendendo cerca de 130 famílias de sertanejos que vivem à beira dos 93 quilômetros do canal.
Benedito de Lira mencionou os municípios do agreste, Arapiraca, Taquarana, Coité do Nóia e Limoeiro de Anadia que até pouco tempo tinham na cultura do fumo sua principal atividade econômica. “Infelizmente, o fumo perdeu a importância e hoje esses municípios estão obrigados a buscar outras alternativas”, explicou o senador.
O senador falou que é necessária a ajuda do Governo para a agricultura de seu estado e ressaltou a importância da produção de abacaxi no agreste alagoano, informando que a área plantada dobrou nos últimos cinco anos.
“A cultura do abacaxi é a melhor alternativa devido à similaridade com o fumo. O plantio pode ser feito em pequenos minifúndios, o que torna a atividade bastante adequada à agricultura familiar. Além disso, o abacaxi é extremamente rentável, o que favorece à geração de emprego e renda”, disse Benedito.
Benedito de Lira acredita que a produção crescerá ainda mais depois da conclusão do Canal do Sertão, conduzindo água do São Francisco e aumentando a capacidade de irrigar as terras do agreste. O senador também cobrou incentivo para a agroindústria do abacaxi.
- É preciso que superemos o padrão primário exportador tradicional, que incluamos mais conteúdo tecnológico à cultura do abacaxi e que criemos uma cadeia de produção que venha aumentar o valor agregado do fruto e o número de empregos diretos, contribuindo para o fortalecimento da economia local - disse.
No discurso, o senador Benedito de Lira também chamou atenção para o declínio da cana-de-açúcar em Alagoas, situação que atribuiu ao fechamento de mais da metade das indústrias do setor sucroalcooleiro. Para ele, faltaram as condições necessárias para propiciar o desenvolvimento da industrialização dos derivados da cana.
Últimas notícias

Carlinhos Maia é flagrado de quadriciclo em área de desova de tartaruga no Litoral Sul de AL

STF decide que prática de revista vexatória em presídios é ilegal

Governador Paulo Dantas entrega acesso ao povoado Promissão, em Inhapi

Prefeitura de Maceió instala Ponto de Entrega Voluntária no bairro da Serraria

Brota na Grota oferece serviços gratuitos no Mercado da Produção na sexta-feira (4)

Família pede ajuda para custear tratamento de bebê com plagiocefalia severa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
