Arapiraca

Catadores fecham trecho da AL-115 em protesto após interdição do lixão

Por 7 Segundos 07/12/2016 13h01
Catadores fecham trecho da AL-115 em protesto após interdição do lixão

Moradores do bairro Mangabeiras, em Arapiraca, e que trabalham como catadores de lixo no local realizaram um protesto no final da manhã e início da tarde desta quarta-feira (7), e bloquearam um trecho da AL-115, próximo ao acesso do Centro de Tratamento de Resíduos do Agreste, localizado entre a Capital do Agreste e o município de Craíbas.

A manifestação foi motivada pela interdição, sem aviso prévio do lixão de Arapiraca, que é a principal fonte de renda de pelo menos 100 famílias.

De acordo com catadora de lixo Josefa Alexandre da Silva, de 58 anos, o secretário de Meio Ambiente, Ivens Barbosa, havia avisado que o lixão continuaria funcionando durante alguns meses.

Quem também conversou com a equipe de reportagem do Portal 7 Segundos foi o catador José Clebson da Silva, que não sabe como vai sobreviver agora.

"Estamos nos sentindo enganados e não sabemos como vamos trabalhar agora. Estamos aqui para lutar pelos nossos direitos. Muitos aqui pagam aluguel e tem crianças para alimentar", disse ele.

Ivens Barbosa esteve no local da manifestação para conversar com os trabalhadores, mas adiantou que a interdição do lixão não foi realizada pela prefeitura, mas sim pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), com o apoio da Polícia Ambiental. 

Uma das propostas da prefeitura é que seja realizada uma cooperativa para dar um suporte aos catadores.

Assista ao vídeo em que os manifestantes ocupam a rodovia estadual AL-115: