Catadores fecham trecho da AL-115 em protesto após interdição do lixão
Moradores do bairro Mangabeiras, em Arapiraca, e que trabalham como catadores de lixo no local realizaram um protesto no final da manhã e início da tarde desta quarta-feira (7), e bloquearam um trecho da AL-115, próximo ao acesso do Centro de Tratamento de Resíduos do Agreste, localizado entre a Capital do Agreste e o município de Craíbas.
A manifestação foi motivada pela interdição, sem aviso prévio do lixão de Arapiraca, que é a principal fonte de renda de pelo menos 100 famílias.
De acordo com catadora de lixo Josefa Alexandre da Silva, de 58 anos, o secretário de Meio Ambiente, Ivens Barbosa, havia avisado que o lixão continuaria funcionando durante alguns meses.
Quem também conversou com a equipe de reportagem do Portal 7 Segundos foi o catador José Clebson da Silva, que não sabe como vai sobreviver agora.
"Estamos nos sentindo enganados e não sabemos como vamos trabalhar agora. Estamos aqui para lutar pelos nossos direitos. Muitos aqui pagam aluguel e tem crianças para alimentar", disse ele.
Ivens Barbosa esteve no local da manifestação para conversar com os trabalhadores, mas adiantou que a interdição do lixão não foi realizada pela prefeitura, mas sim pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), com o apoio da Polícia Ambiental.
Uma das propostas da prefeitura é que seja realizada uma cooperativa para dar um suporte aos catadores.
Assista ao vídeo em que os manifestantes ocupam a rodovia estadual AL-115:
Últimas notícias
Seis filmes seguem na disputa para representar o Brasil no Oscar
OAB/AL defende celeridade em apurações e afastamento cautelar de ministros
Permissionários da Praça da Faculdade recebem boxes e certificados em Maceió
Segunda Consulta Pública do PlanMobi define diretrizes para a mobilidade urbana
Lucas Barbosa reforça compromisso com as mulheres alagoanas durante encontros em Arapiraca
Prefis 2026 termina nesta sexta-feira após mais de 10 mil atendimentos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
