Governo do Estado leva teste rápido do HIV para Presídio do Agreste
Mais de 800 reeducandos que cumprem pena no Presídio do Agreste, no município Girau do Ponciano foram beneficiados com ações de saúde para o rastreamento de doenças sexualmente transmissíveis.
A ação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), teve início na manhã desta segunda-feira (19), em alusão ao ‘Dezembro Vermelho’, mês de luta contra a Aids.
Em parceria com a Secretaria de Saúde de Girau do Ponciano, estão sendo feitos testes rápidos nos 867 reeducandos da unidade, para detecção do vírus HIV, hepatites B, C e Sífilis.
De acordo com Robert Lincoln, técnico responsável pelas políticas transversais da Supervisão de Promoção da Saúde, sob a coordenação da Gerência de Atenção Primária da Sesau, a ação tem como meta garantir o diagnóstico precoce, encaminhamento, tratamento e monitoramento das doenças sexualmente transmissíveis.
“Essa é uma população classificada como vulnerável e, por conta das visitas íntimas, é necessário fazer o rastreamento para evitar a transmissão dessas enfermidades”, explicou Robert Lincoln.
O técnico adiantou que o trabalho começou no módulo E, com a mobilização de 120 reeducandos. A ação está sendo realizada no período das 8h às 17h, com uma equipe formada por quatro enfermeiros e um técnico-administrativo da Sesau.
O representante da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) revelou ainda que a meta é fazer o teste rápido, com resultado em quinze minutos, para a detecção do vírus do HIV em 100% da população carcerária no Presídio do Agreste. A previsão é de que a ação da Sesau seja concluída até o fim deste mês.
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
