Saúde

Governo do Estado leva teste rápido do HIV para Presídio do Agreste

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 19/12/2016 18h06
Governo do Estado leva teste rápido do HIV para Presídio do Agreste
Reeducandos fazem teste rápido de hiv/aids - Foto: Agência Alagoas / Assessoria

Mais de 800 reeducandos que cumprem pena no Presídio do Agreste, no município Girau do Ponciano foram beneficiados com ações de saúde para o rastreamento de doenças sexualmente transmissíveis.

A ação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), teve início na manhã desta segunda-feira (19), em alusão ao ‘Dezembro Vermelho’, mês de luta contra a Aids.

Em parceria com a Secretaria de Saúde de Girau do Ponciano, estão sendo feitos testes rápidos nos 867 reeducandos da unidade, para detecção do vírus HIV, hepatites B, C e Sífilis.  

De acordo com Robert Lincoln, técnico responsável pelas políticas transversais da Supervisão de Promoção da Saúde, sob a coordenação da Gerência de Atenção Primária da Sesau, a ação tem como meta garantir o diagnóstico precoce, encaminhamento, tratamento e monitoramento das doenças sexualmente transmissíveis.

“Essa é uma população classificada como vulnerável e, por conta das visitas íntimas, é necessário fazer o rastreamento para evitar a transmissão dessas enfermidades”, explicou Robert Lincoln.

O técnico adiantou que o trabalho começou no módulo E, com a mobilização de 120 reeducandos. A ação está sendo realizada no período das 8h às 17h, com uma equipe formada por quatro enfermeiros e um técnico-administrativo da Sesau.

O representante da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) revelou ainda que a meta é fazer o teste rápido, com resultado em quinze minutos, para a detecção do vírus do HIV em 100% da população carcerária no Presídio do Agreste. A previsão é de que a ação da Sesau seja concluída até o fim deste mês.