Governo do Estado leva teste rápido do HIV para Presídio do Agreste
Mais de 800 reeducandos que cumprem pena no Presídio do Agreste, no município Girau do Ponciano foram beneficiados com ações de saúde para o rastreamento de doenças sexualmente transmissíveis.
A ação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), teve início na manhã desta segunda-feira (19), em alusão ao ‘Dezembro Vermelho’, mês de luta contra a Aids.
Em parceria com a Secretaria de Saúde de Girau do Ponciano, estão sendo feitos testes rápidos nos 867 reeducandos da unidade, para detecção do vírus HIV, hepatites B, C e Sífilis.
De acordo com Robert Lincoln, técnico responsável pelas políticas transversais da Supervisão de Promoção da Saúde, sob a coordenação da Gerência de Atenção Primária da Sesau, a ação tem como meta garantir o diagnóstico precoce, encaminhamento, tratamento e monitoramento das doenças sexualmente transmissíveis.
“Essa é uma população classificada como vulnerável e, por conta das visitas íntimas, é necessário fazer o rastreamento para evitar a transmissão dessas enfermidades”, explicou Robert Lincoln.
O técnico adiantou que o trabalho começou no módulo E, com a mobilização de 120 reeducandos. A ação está sendo realizada no período das 8h às 17h, com uma equipe formada por quatro enfermeiros e um técnico-administrativo da Sesau.
O representante da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) revelou ainda que a meta é fazer o teste rápido, com resultado em quinze minutos, para a detecção do vírus do HIV em 100% da população carcerária no Presídio do Agreste. A previsão é de que a ação da Sesau seja concluída até o fim deste mês.
Últimas notícias
Acidente entre dois veículos é registrado em cruzamento no bairro da Pajuçara, em Maceió
Jovem é flagrado furtando planta em vaso na rua Estudante em Arapiraca
Caio Bebeto protocola PL que protege empresários de restrições por débito tributário
Cadáver é encontrado na Lagoa Mundaú no bairro Vergel do Lago, em Maceió
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
