Governo do Estado leva teste rápido do HIV para Presídio do Agreste
Mais de 800 reeducandos que cumprem pena no Presídio do Agreste, no município Girau do Ponciano foram beneficiados com ações de saúde para o rastreamento de doenças sexualmente transmissíveis.
A ação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), teve início na manhã desta segunda-feira (19), em alusão ao ‘Dezembro Vermelho’, mês de luta contra a Aids.
Em parceria com a Secretaria de Saúde de Girau do Ponciano, estão sendo feitos testes rápidos nos 867 reeducandos da unidade, para detecção do vírus HIV, hepatites B, C e Sífilis.
De acordo com Robert Lincoln, técnico responsável pelas políticas transversais da Supervisão de Promoção da Saúde, sob a coordenação da Gerência de Atenção Primária da Sesau, a ação tem como meta garantir o diagnóstico precoce, encaminhamento, tratamento e monitoramento das doenças sexualmente transmissíveis.
“Essa é uma população classificada como vulnerável e, por conta das visitas íntimas, é necessário fazer o rastreamento para evitar a transmissão dessas enfermidades”, explicou Robert Lincoln.
O técnico adiantou que o trabalho começou no módulo E, com a mobilização de 120 reeducandos. A ação está sendo realizada no período das 8h às 17h, com uma equipe formada por quatro enfermeiros e um técnico-administrativo da Sesau.
O representante da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) revelou ainda que a meta é fazer o teste rápido, com resultado em quinze minutos, para a detecção do vírus do HIV em 100% da população carcerária no Presídio do Agreste. A previsão é de que a ação da Sesau seja concluída até o fim deste mês.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
