Arapiraca registra aumento no número de homicídios nos últimos dois anos
Os dados do Boletim Anual de Estatísticas Criminal divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP),nesta quarta-feira (25), apontam que o número de homicídios em Arapiraca aumentou em 2016 em relação ao ano de 2015.
De acordo com o relatório, em 2015, Arapiraca registrou 134 mortes e no ano passado esse número subiu para 156 homicídios. Os dados revelam que o mês de maio de 2016 foi o que mais registrou homicídios. Foram 19 mortes, mais do que o dobro de 2015, que teve oito homicídios.
Um dado que chama a atenção é que os homicídios aconteceram com maior frequência nos finais de semana. No dia de domingo há incidência de 21% do total de mortes registradas em Arapiraca. Já no sábado, esse percentual atinge 17% dos crimes cometidos no município.
Perfil
Quase a totalidade dos crimes violentos letais e intencionais praticados em Arapiraca é contra homens. Os dados revelam que 96.1% são praticados contra vítimas do sexo masculino e 3.9% são mortes contra mulheres. Mais da metade (56.5) dessas vítimas, de ambos os sexos, são jovens com idade entre 18 e 29 anos.
O tipo de instrumento mais usado nesses homicídios é a arma de fogo, representando 83.3% de todos os registros; os homicídios praticados por arma branca atingem apenas 8.4% do total.
O aumento do número de homicídio chama a atenção das autoridades para a implantação de políticas públicas emergenciais na tentativa de afastar os jovens de ambientes onde há uma forte influência do tráfico de drogas e consequentemente a prática de crimes mais graves que resultam em mortes.