Comunidade

[Vídeo] Sem apoio da prefeitura, catadores alegam estar abandonados

Por 7 Segundos 10/02/2017 10h10
[Vídeo] Sem apoio da prefeitura, catadores alegam estar abandonados
Catadora do antigo lixão reclama do descaso e abandono da prefeitura de Arapiraca - Foto: Josival Meneses/ 7Segundos

A falta de emprego assola o país inteiro e não poderia ser diferente no Agreste alagoano. Os catadores de resíduos sólidos de Arapiraca fizeram uma manifestação pacífica nessa quinta-feira (9) alegando estar sem ocupação desde o fechamento do antigo lixão da cidade, situado na comunidade Mangabeiras.

Aproximadamente mil pessoas ainda residem no entorno do antigo aterro sanitário e alegam estar abandonadas pelo poder público municipal. Segundo informações de catadores, a prefeitura está descartando até os materiais que as famílias arrecadavam para reciclagem, ou seja, retirando uma fonte de renda da população. Os trabalhadores afirmaram estar recebendo a muito custo cestas básicas fornecidas por pela empresa responsável pela coleta de lixo, e estão com dificuldades de alimentar as crianças, mães e idosos da localidade.

Moradores e trabalhadores que fazem parte da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (ASCARA), estão preocupados com a falta de trabalho e disseram estar desempregados desde que a prefeitura realizou a mudança de local onde são despejados os resíduos, lixo, da população arapiraquense.

A Superintendente de Assistência Social, Fabrísia Amaral, informou em entrevista no rádio que está fazendo um levantamento para identificar todos os catadores e posteriormente, será traçado um plano visando melhor atendê-los.

“Estamos em fase de conclusão do período de cadastro dos catadores de material reciclável da Mangabeiras, que vem sendo realizado desde o início da semana. Esta é a primeira etapa do plano de ação que estamos organizando para melhor atender as demandas dessa população. Precisamos garantir os seus direitos”, afirmou a superintendente.

Ela disse ainda que, a Associação precisa se organizar melhor para que as ações de assistência sejam disponibilizadas. Informações extraoficiais indicam a criação de uma nova organização (iniciativa popular) e por isso tem de haver um alinhamento para a secretaria continuar a atender as demandas dessa população.

Confira o vídeo da manifestação feito pelo Portal 7 Segundos