Política

Vereadores acusam militares de abuso de poder em Traipu

17/02/2017 12h12
Vereadores acusam militares de abuso de poder em Traipu
Os vereadores - Foto: Jônatas Pedro

Vereadores da Câmara Municipal de Traipu, região Agreste de Alagoas, denunciam policiais militares da reserva, a serviço da Secretaria de Segurança Pública do município, por abuso de autoridade. O tema foi abordado durante sessão ordinária da última quarta-feira (15).

Apesar de estarem lotados na Secretaria, os policiais militares estão na cidade como instrutores da Guarda.

O presidente da Câmara, Etinho Dias (PRP), iniciou a discussão do assunto relatando que recebeu reclamações de moradores constrangidos e humilhados diante de abusos nas abordagens feitas pelos policiais que estão atuando como profissionais de segurança.

O parlamentar Luís Nascimento (PMDB) disse que procurou o comandante da pasta, Coronel Marcos Pinheiro. “Ao ouvir o que eu tinha para dizer, o Coronel disse que o pessoal dele estava fazendo a coisa certa”, contou.

Já o vereador Carlos Moura (PRP) relatou que presenciou uma abordagem truculenta na localidade onde reside. “Eu vi cenas horríveis por parte dos comandantes da Guarda Municipal durante abordagens, eles tratam as pessoas como animais, sendo muitas delas inocentes”.

Desorganização

Na Guarda Municipal também surgiram alguns desentendimentos, fato que levou alguns profissionais a reclamarem do comando.

Estava, inclusive, havendo falta de respeito dos policiais da Secretaria contra os próprios guardas civis municipais.

Segundo informações, teve profissional que chegou a pedir exoneração.

Reavaliação do projeto

Após tomar conhecimento dessas situações, os parlamentares chegaram à conclusão de que o projeto que cria a Secretaria de Segurança Púbica municipal precisa ser reanalisado e se necessário, mudanças poderão ser feitas.

“Vamos rever o projeto para verificar quais são as atribuições e limites do órgão”, explicou o presidente Etinho.

O 7 segundos tentou entrar em contato com a assessoria da prefeitura, mas não obteve êxito.