Em festa tradicional, penedenses lavam calçada de igreja para pedir paz e harmonia no carnaval
A lavagem das escadarias de Igreja do Rosário é um espetáculo de música, flores e perfume.
Já é de praxe, na sexta-feira que antecede o carnaval a cidade de Penedo, localizada no Baixo São Francisco, realiza a tradicional 'Lavagem do Beco e das Escadarias do Rosário' e atrai anualmente milhares de pessoas.
A cerimônia ‘Águas de Oxalá’ reúne o frevo e o sincretismo religioso, onde adeptos das religiões de matriz africana abrem o festejo, com muita água de cheiro e flores, percorrendo em cortejo as principais ruas de Penedo para lavar as escadarias da Igreja do Rosário dos Pretos, Centro Histórico.
O ritual é uma forma simbólica de pedir paz e harmonia no carnaval e varrer todo o ódio, inveja, fome, doenças e injustiças do mundo.
Seguindo a programação, o evento vai acorrer na próxima sexta-feira (24), a partir das 18h30min, com saída do corteja das baianas da Praça Clementino do Monte, percorrendo a Avenida Getúlio Vargas e encerrando no adro da Igreja do Rosário.
De acordo com o babalorixá Bobô, a organização do ritual está nos preparativos finais, para mais uma vez, sair pelas principais ruas de Penedo. “Estamos nos preparativos finais do ritual. Toda a cerimônia segue uma série de ritos. Vamos mais uma vez pedir paz para o período de carnaval, almejando assim, que todos possam brincar com muita alegria”, disse Pai Bobô.
História
A lavagem nas igrejas é uma tradição de origem portuguesa e chegou ao Brasil durante o império. Segundo a pesquisadora Cristina Sanches, o povo fazia penitências e promessas aos santos de maior adoração, varrendo, enfeitando e zelando pelas igrejas.
Sanches ainda explica em sua pesquisa que a padroeira das Irmandades dos Pretos é Nossa Senhora do Rosário, que também é a padroeira da cidade de Penedo.
Como forma de resgatar a tradição secular e de raízes africanas, em 2005 a gestão do prefeito Marcius Beltrão trouxe de volta a belíssima cerimônia das 'Águas de Oxalá'.
Muito frevo
Com o término do ritual, o percurso entre à Praça Jácome Calheiros e a Marechal Deodoro é tomado pelo frevo, onde blocos tradicionais com orquestras de frevo sobem e descem o chamado QG do Frevo, também chamado de Rosário Estreito e Rosário Largo, com previsão de encerramento por volta das 03h de sábado.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
