[Vídeo] Doença misteriosa atinge rebanho bovino de criadores do Agreste de Alagoas
Enquanto uns curtiram o carnaval, outros lamentaram a perda de quase 50% de cabeças de gado para doença misteriosa durante o feriado. É o caso da comerciante e criadora Marinita Lopes Barbosa, 63 anos. Ela é moradora da Vila Pau D’arco, zona rural de Arapiraca.
De acordo com dona Marinita, que já perdeu sete gados, os animais amanhecem doentes, debilitados e sem vontade de se alimentar. “Parece o Mal de Escancha, eles arreiam e com no máximo três dias morrem”, explicou.
Criadores do Sitio Balsámo, em Arapiraca, e proprietários de terras na cidade de Feira Grande, também estão passando por essa mesma situação.
Marinita afirmou que seus gados estavam todos vacinados e que mesmo assim, a doença atingiu parte do seu rebanho. “Ela chega de repente”, disse assustada.
“Além da seca e da dificuldade em conseguir ração, agora nós [produtores] também precisamos nos preocupar com essa doença misteriosa”, lamentou.
Para evitar que o prejuízo aumente, alguns produtores rurais procuraram o 7 Segundos. Segundo eles, nem o município nem o estado se pronunciaram sobre o acontecido.
Na manhã desta quinta-feira (02), após contato do 7 Segundos com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), um veterinário foi deslocado até a Vila Pau D’arco. Dona Marinita confirmou, mas disse que o profissional olhou rapidamente e logo foi embora, sem passar nenhum diagnóstico.
Já o chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura de Arapiraca, Eraldo Saturnino, disse que só pode enviar um técnico in loco quando algum produtor for até a secretaria e relatar a situação. Mas, segundo ele, ninguém da secretaria foi procurado até o momento. Enquanto isso, os produtores seguem aguardando uma providência.
Últimas notícias
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
