Programa orienta professores da rede Sesi/Senai para uso correto da voz

A Gerência Executiva de Educação do Sesi e a Área Compartilhada de Serviço Social desenvolvem um programa que tem como objetivo conservar um dos principais instrumentos de trabalho dos professores: a voz. A ação beneficia 89 docentes da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes (Cambona) e das unidades integradas Sesi/Senai de Maceió e Atalaia.
“A gente sabe que uma das maiores dificuldades dos professores é, justamente, o uso da voz em sala de aula. Então, juntamente com Área de Serviço Social, trouxemos para as escolas especialistas que os orientam para o uso correto da voz e já demos aos nossos profissionais microfones auriculares para evitar que forcem as cordas vocais”, explica a gerente executiva de Educação do Sesi/AL, Cristina Suruagy.
As ações desenvolvidas incluem ciclo de palestras educativas e preventivas, dinâmicas de grupo, terapia vocal, avaliação vocal, orientações e programa de aquecimento e desaquecimento vocal.
“O Programa de Conservação da Voz do Sesi visa prevenir o surgimento ou agravamento de distúrbios vocais relacionados ao trabalho, bem como identificar e minimizar lesões caracterizadas pelo uso contínuo da voz”, explica Sarah Jambo Lessa, coordenadora da Área Compartilhada de Serviço Social.
Riscos – O professor é um dos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho. Há várias condições ambientais e individuais que podem interferir na qualidade vocal deste profissional. Essas condições são fatores de risco para alterações vocais, colaborando para o surgimento de disfonias.
As disfonias causam expressivas limitações no desempenho do professor no trabalho, podendo gerar consequências como faltas ao trabalho, transtornos emocionais, psicológicos e sociais. Pode até levar a situações extremas como afastamento laboral e mudança de função, trazendo prejuízos sociais, econômicos e profissionais.
“A conservação vocal representa importância econômica e social, trazendo benefícios para o trabalhador e também para a empresa, por meio da redução de custos de ausência no trabalho e insalubridade, interferindo positivamente na sua lucratividade”, conclui Sarah.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Japaratinga anuncia atrações artísticas da Emancipação Política

Cinco pessoas ficam feridas em colisão entre dois carros na BR-316, em Palmeira dos Índios

Jovem é preso com drogas enterradas no município de Colônia Leopoldina

Daniel Barbosa se posiciona contra o 'PL da Devastação' e pede apoio da população

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo e tentar atirar em PMs em Rio Largo

Homem é esfaqueado, socorrido e acaba detido por não pagar pensão em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
