Desenvolvimento do Nordeste é prioridade, diz Temer sobre obras do São Francisco
O Palácio do Planalto detalhou, por meio do porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, a conclusão do Eixo Leste das obras de transposição do Rio São Francisco, que será celebrada nesta sexta-feira (10), na Paraíba, onde o presidente Michel Temer presenciará a chegada das águas na cidade de Monteiro. O presidente considera que a celeridade que tem conferido às obras de transposição do Rio São Francisco expressa a "prioridade" que o governo federal tem dado ao desenvolvimento do Nordeste.
O governo prometeu ainda que o Eixo Norte, que já tem 94,5% das obras executadas, será concluído ainda este ano. De acordo com Parola, o governo Temer ampliou em 23% o repasse de valores para as obras, chegando a R$ 602 milhões desde que o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, assumiu o cargo, há dez meses. Segundo Parola, o presidente determinou pessoalmente a aceleração das obras.
"Graças a isso, foi possível concluir os 217 quilômetros do Eixo Leste, entregar três das suas seis estações de bombeamento e instalar outras estruturas que estão trazendo as águas do São Francisco a municípios de Pernambuco e da Paraíba", afirmou o porta-voz.
Uma vez completas, as obras do Eixo Leste vão garantir segurança hídrica a 168 municípios da Paraíba e de Pernambuco, beneficiando 4,5 milhões de pessoas.
Ao todo, 12 milhões de nordestinos serão beneficiados com a transposição, após a conclusão do Eixo Norte, que levará água aos municípios do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.
Para o Planalto, o compromisso do governo com o equilíbrio fiscal tem ocorrido "sem negligenciar os recursos necessários para as obras de infraestrutura mais importantes para o país".
"Para o presidente Michel Temer, é fundamental garantir que a prosperidade seja estendida a todas as regiões do país, mas o enfoque deve recair nas áreas mais necessitadas. Por isso, os projetos e as iniciativas que beneficiam a população nordestina têm recebido atenção prioritária das autoridades dos vários ministérios", afirmou o porta-voz.
Pacificação
Alexandre Parola também disse que a conclusão do Eixo Leste significa o término de "mais uma obra que se havia iniciado no passado. "Ações como essa, que têm sido levadas a cabo pelo governo federal, revelam a preocupação do presidente Michel Temer em superar divisões no país, buscando o diálogo, a eficiência e a pacificação em benefício de todo o povo brasileiro", afirmou.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
