Câmara realiza audiência pública para discutir Uber em Maceió
A Câmara de Maceió realiza na próxima segunda-feira (13/03) uma audiência pública para debater a situação da Uber em Maceió. A discussão, proposta pelo vereador Silvânio Barbosa (PMDB), acontecerá no plenário da Casa de Mário Guimarães, a partir das 9 horas da manhã.
“Como já se sabe, a Uber funciona em Maceió de forma precária, sem a devida regulamentação. Por enquanto, uma liminar da justiça impede que os órgãos fiscalizadores apreendam os veículos e notifiquem os condutores. Um cenário que pode mudar a qualquer momento e não podemos fechar os olhos para essa nova realidade que tem gerado muitos conflitos com os taxistas”, afirma Silvânio.
Apesar disso, Silvânio deixa claro que não é sua intenção se manifestar favorável a um lado ou a outro, e sim acabar com esse conflito entre as categorias.
“O prefeito Rui Palmeira já se mostrou interessado em regulamentar a Uber em Maceió, e o debate com a sociedade, com as autoridades de transporte e trânsito, bem como com os taxistas e motoristas da Uber, será determinante na construção desse processo” justifica.
A chegada do Uber em Maceió em outubro do ano passado provocou uma séria de protestos dos taxistas que são contra o funcionamento do aplicativo no município.
Taxistas bloqueiam passagem de Uber e ocupantes são obrigados a descer de veículo
Vídeo: motoristas do Uber denunciam abordagem truculenta da SMTT
Prevendo a vinda da ferramenta à capital, a categoria enviou à Câmara de Vereadores um projeto que proíbe o funcionamento do Uber, que foi aprovado por unanimidade. Por Lei Municipal (nº 6552/2016), o Uber não pode operar em Maceió. Segundo a categoria dos taxistas, a justificativa para a proibição é a "concorrência desleal", devido a atividade não ser regulamentada ou fiscalizada, como ocorre com os profissionais do Táxi.
No entanto, o serviço do Uber é sustentado em Lei Federal ( nº 12587/2012), que garante transporte público e privado à população. Por isso, os municípios, em todo o país, podem regulamentar as atividades nos dois âmbitos, mas não pode proíbi-las.
Juiz garante atividade de motoristas do Uber em Maceió
Em grandes cidades como São Paulo, por exemplo, a prática é permitida pelo município e já funciona de forma regulamentada, embora embates entre Uber e taxistas tenham sido frequentes no estado.
Veja também
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
