MPC/AL quer apurar suposta doação irregular da Câmara de São Luís do Quitunde à igreja
Repasse de R$ 53 mil à paróquia da cidade fere a Lei de Responsabilidade Fiscal
O Ministério Público de Contas de Alagoas, por meio da sua 4ª Procuradoria de Contas, protocolou uma representação junto ao Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) contra o presidente da Câmara de Vereadores de São Luís do Quitunde, pela suposta doação irregular de R$53 mil a paróquia local. O dinheiro, oriundo de descontos dos salários dos vereadores que faltaram às sessões, foi doado em 2016 e o gestor à época, Daniel Oliveira dos Santos, será notificado para prestar esclarecimentos.
A denúncia chegou ao MP de Contas por meio de ofício expedido pelo promotor de Justiça do município, que iniciou um procedimento investigatório para apurar os fatos, solicitando que providências também fossem tomadas no âmbito do Controle Externo.
Após análise preliminar, o procurador de Contas Gustavo Santos, titular da 4ª PC, constatou que houve afronta à Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que a destinação de recursos públicos à entidades privadas se deu sem autorização de lei específica, sem atender às condições estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias e sem estar prevista no orçamento ou em seus créditos adicionais.
“Também há indícios de que não fora observado as normas regimentais para a concessão da doação, uma vez que não houve deliberação da Mesa Diretora e nem do plenário do Legislativo Municipal”, lembrou Gustavo Santos, acrescentando que para se repassar verba pública para entidade privada, a LRF impõe alguns requisitos que não são comumente observados.
O conselheiro relator Fernando Toledo deverá analisar, monocraticamente, a representação e levar ao Pleno para, se assim entender, converter em processo de controle e iniciar as investigações.
Após defesa, os autos do processo devem retornar ao MP de Contas para manifestação final.
Últimas notícias
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Enem 2025: o que é permitido e o que é proibido no dia da 2ª prova?
Motocicleta é furtada em frente à ginásio no Conjunto Cleto Marques Luz, em Maceió
Governo de Alagoas anuncia obra de triplicação da rodovia AL-101 Sul
Proprietário de bar é preso por exploração sexual de adolescente, em Maceió
Homem é morto dentro de casa na zona rural de Taquarana
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
