Uneal é a primeira instituição a ofertar a disciplina Educação Fiscal no ensino superior
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) passa, a partir desse semestre, a ser a primeira instituição de ensino superior de Alagoas e a segunda do Nordeste a oferecer a disciplina Educação Fiscal em sua grade curricular. Além da Uneal, somente a Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa, possui a matéria em cursos de ensino superior.
Qualquer estudante da instituição pode cursar a disciplina, desde que haja disponibilidade de vagas e o curso ao qual o aluno está vinculado libere.
A gerente do Programa de Educação Fiscal da Sefaz, Glácia Tavares, destacou o pioneirismo da Uneal, que passa a contribuir ainda mais com a sociedade e com a formação de profissionais qualificados na área. “Isso avança o Programa de Educação Fiscal, que completa 17 anos no Brasil, mas que, nas universidades, vem crescendo somente nos últimos cinco anos”, avaliou.
Ontem (28), em Arapiraca, o vice-reitor da Uneal, Clébio Correia de Araújo, reuniu representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Receita Federal para debater a disseminação da educação fiscal no interior de Alagoas.
A reunião na sede da Reitoria contou com a presença do chefe de Atividades Pedagógicas da Sefaz, Yuri Miranda; da pró-reitora de Planejamento e Gestão, Rejane Viana; e do chefe de Gabinete da Uneal, Odilon Máximo.
No encontro, mediado pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis, Anderson Barros, o grupo propôs diversas ações para tornar a educação fiscal mais acessível ao público. No segundo semestre, os três órgãos irão realizar um seminário para discutir e ampliar o tema no interior do Estado.
“Esta reunião fortalece ainda mais a parceria entre a Uneal, Sefaz e Receita Federal em torno da educação fiscal – grande bandeira da instituição , que tem o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) como carro-chefe”, explicou o vice-reitor Clébio de Araújo.
Para o delegado da Receita Federal em Alagoas, Plínio Feitosa, a Uneal abriu as portas e encampou a ideia, levando o trabalho adiante, com muito entusiasmo e competência. Em 2016, a Uneal implantou o NAF, que conta com 18 estudantes voluntários, no Agreste alagoano.
Veja também
Últimas notícias
Presidente do Solidariedade entra na briga por cadeira na Câmara Federal
Vereador articula sessão para debater Plano Diretor e conter avanço imobiliário em Maceió
Urbanização do Renasce Salgadinho entra na reta final de serviços
Influenciador coreano encontra Ana Castela após cantadas nas redes
Mbappé denuncia Prestianni: 'Chamou Vini de macaco cinco vezes'
Motorista que trafegava na contramão fica preso às ferragens após grave colisão em São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
