Curiosidades

Saiba porque o metrô mexicano colocou “pênis” nos assentos

Por Exame 04/04/2017 10h10
Saiba porque o metrô mexicano colocou “pênis” nos assentos
Metrô mexicano faz campanha para tentar coibir o alto índice de estupro contra mulheres - Foto: Divulgação

Visando chamar a atenção da população sobre problemas que ainda persistem na atualidade, a companhia de metrô da Cidade do México criou a campanha #NoEsDeHombres. Essa ação é embasada em pesquisa recente que apontou, por exemplo, que na Cidade do México, 65% das mulheres já foram assediadas sexualmente nos ônibus ou trens metropolitanos. Infelizmente tal realidade se expande para outros lugares do mundo.

A ideia parte de um ponto bastante ousado: a instalação de um assento que simula o corpo de um homem (incluindo um pênis) nos vagões que só podem ser ocupados por homens.

Evidentemente, diversos passageiros estranharam o assento diferente e se recusaram a sentar. Outros resolveram arriscar, mas se sentiram desconfortáveis.

No chão, uma mensagem revelava parte do objetivo da ação. “É incomodo viajar dessa maneira, mas nem se compara com a violência sexual que as mulheres sofrem em seus trajetos diários”. Batalha diária: 5 provas do quanto violência contra mulher persiste no país

Um outro experimento, da mesma campanha, usou uma câmera para reproduzir os glúteos dos homens que esperavam trens nos monitores da estação. A ação, que constrangia os passageiros, revelava o objetivo no final. “Isso é o que as mulheres sofrem todos os dias”.

Confiram vídeo com a campanha a seguir: