Juceal e OAB/AL buscam simplificação do registro das sociedades advocatícias

Referência no país em relação à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), Alagoas deu mais um passo para avançar com o projeto. Nesta terça-feira (11), representantes da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL) se reuniram a fim de acelerar a integração da OAB/AL à Redesim.
Com a adição da OAB/AL, os registros das naturezas jurídicas sociedade simples pura e sociedade unipessoal de advocacia passariam a ser feitos com o auxílio do Portal Facilita Alagoas – interface da Redesim em Alagoas e referência quanto à desburocratização do registro. Para isso, os gerentes da Redesim destacaram a necessidade do primeiro passo: entender o regimento interno e o fluxo processual dentro da ordem.
A Juceal é o órgão responsável pela administração da Redesim em Alagoas e, para o presidente Carlos Araújo, a experiência da Junta Comercial no período à frente do projeto pode ser de grande serventia para a simplificação do registro dentro da OAB/AL.
“Precisamos iniciar. Facilitar o registro, simplificar o processo, mas sempre respeitando a autonomia da OAB. Com esse trabalho, analisando o fluxo, nós, que estamos há seis anos à frente disso, podemos enxergar arestas que precisam ser alinhadas, como a exemplo do que aconteceu aqui na Junta Comercial. Eram 14 estações onde o processo caminhava dentro da Juceal para registro da empresa, hoje são apenas três”, ressaltou.
Na reunião, foram expostos o termo de cooperação técnica e a minuta para integração à Redesim. Ficou a cargo dos representantes da ordem apresentar o regimento interno e o fluxo processual, que serão observados in loco na próxima segunda-feira (17).
Ainda na oportunidade, foram pontuados pelos representantes da Juceal o objetivo de seguir com o projeto para que, também, Alagoas possa manter a posição de destaque na Redesim, não sendo ultrapassado por Amazonas e Rio Grande do Norte no ranking produzido pela Receita Federal. Em resposta, o secretário-geral da OAB/AL, Davi Lima Rocha, garantiu o prosseguimento da integração, salientando que a seccional alagoana “possui o processo eletrônico mais avançado”.
A reunião contou também com a presença do vogal da Juceal e advogado Fábio Lima, dos gerentes da Redesim, Ralf Albuquerque e Edmundo Lins Filho, e da analista de políticas públicas do Sebrae/AL, Cristina Loureiro.
Últimas notícias

Traficantes são presos com drogas dentro de casa em Maceió
Marcelo Beltrão destaca força dos municípios nos 208 anos de emancipação política de Alagoas

Homem sofre tentativa de homicídio em Marechal Deodoro

Homem é preso após invadir casa da ex-companheira e causar destruição em Palmeira dos Índios

Idoso acusa vizinhas de agressão e caso vai parar na delegacia em Arapiraca

Mulher é encontrada morta em piscina de residência no Conjunto Inocoop, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
