Brasil

No Rio, Eike Batista deixa a cadeia e vai para prisão domiciliar

Por 7Segundos\Arapiraca com UOL 30/04/2017 10h10
No Rio, Eike Batista deixa a cadeia e vai para prisão domiciliar
No Rio, Eike Batista deixa a cadeia e vai para prisão domiciliar - Foto: Reprodução\Globo News

O ex-bilionário Eike Batista deixou o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio, por volta das 9h25 deste domingo (30), após o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, atender a um pedido de liberdade apresentado pela defesa. O juiz federal Gustavo Arruda Macedo determinou nesse sábado (29) que Eike Batista deixe Bangu 9 e passe a cumprir prisão domiciliar.

Eike terá que ficar em sua casa no Jardim Botânico, onde poderá receber visitas da Polícia Federal sem aviso prévio.

Eike está preso preventivamente desde janeiro, quando foi deflagrada a operação Eficiência, um desdobramento da Calicute, braço da Lava Jato que investiga crimes de lavagem de dinheiro para ocultar aproximadamente US$ 100 milhões e levou à prisão do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB). Eike é acusado de corrupção e lavagem de lavagem de dinheiro.

Macedo listou nove medidas cautelares, possibilidade aberta no despacho de Gilmar Mendes. Além da prisão domiciliar integral, que só pode ser violada por emergência médica, Eike terá que se manter afastado da direção das empresas do grupo X.

O juiz afirma que a prisão domiciliar não é um excesso porque "(...) se o réu está sendo afastado cautelarmente de suas atividades de administração das empresas, justamente com a finalidade de preservar a instrução criminal e a ordem pública até o encerramento da ação penal, mais seguro que permaneça em seu domicílio a fim de preservar a finalidade cautelar da medida ora adotada, ao menos até a sua revisão pelo juiz natural".

O pedido de liberdade de Eike havia sido negado na semana passada pela ministra Maria Thereza de Assis, do STJ (Superior Tribunal de Justiça. Na quarta, os advogados do empresário entraram no STF com novo pedido, que foi atendido.