Vara da Infância e Juventude de Arapiraca promove curso preparatório para adoção
Devem participar 40 casais que já estão habilitados ou com processo em tramitação na unidade judiciária; treinamento é obrigatório, conforme a lei nº 12.010/09
A 1ª Vara da Infância e Juventude de Arapiraca promove nesta sexta-feira (12), a partir das 8h, o I Curso de Pretendentes à Adoção. Devem participar 40 casais que já estão habilitados ou com processo em tramitação na unidade judiciária. O objetivo é contribuir na preparação dos futuros pais, informando sobre os aspectos legais, sociais e psicológicos da adoção.
A capacitação ocorrerá no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), no bairro Santa Edwiges. De acordo com o juiz Alberto de Almeida, titular da 1ª Vara, o curso passou a ser obrigatório em 2009, com o advento da lei nº 12.010 (Lei da Adoção).
“Temos crianças prontas para a adoção e casais querendo adotar. Antes, no entanto, temos que estudar a família e ver se ela está apta para receber essa criança ou adolescente. Daí a importância do curso”, afirmou o magistrado.
Além do juiz Alberto de Almeida, o curso contará com a participação de membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e também psicólogos, professores e assistentes sociais.
Entre os assuntos que serão discutidos com os postulantes à adoção estão “Direito da criança e do adolescente e a importância da proteção legal”; “O filho idealizado e o filho real”; “A importância do estágio de convivência para a construção dos vínculos familiares” e "Investimento afetivo e financeiro necessário para a criação de um filho".
“Temos a intenção de promover o curso com mais frequência. A ideia é, a cada dez casais, fazer esse treinamento, que é de fundamental importância”, ressaltou o magistrado.
Capacitação em Maceió
Em abril deste ano, a 28ª Vara Cível de Maceió e a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij) promoveram o curso na Capital. O evento ocorreu no auditório da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis).
“A capacitação serve para esclarecer os aspectos jurídicos, sociais, psicológicos e pedagógicos, orientando as pessoas que pretendem adotar. E essa orientação contribui muito para o sucesso de uma adoção”, destacou a juíza Laila Kerckhoff, na ocasião.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
