Adoção: Senado busca criar leis que agilizem processo
Cerca de 7.186 crianças esperam em abrigos para serem adotadas
Oito projetos de lei propostos pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) podem ajudar a reduzir a espera tanto das crianças quanto dos pretendentes à adoção. Os projetos (PLS 367 a 374/2016), que alteram o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/1990), pretendem dar mais celeridade aos processos, para que as crianças estejam disponíveis à adoção antes de atingirem a faixa etária não desejada pela maioria das famílias.
Os projetos aguardam a designação do relator, cinco deles na Comissão de Direitos Humanos (CDH) e três na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Os pretendentes a adotar uma criança reclamam da grande demora nos processos, que são os processos de destituição do poder familiar, quando as crianças são retiradas dos pais biológicos por questões de vulnerabilidade, e o próprio processo de adoção.Para tratar essa questão Aécio baseou-se em um estudo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicado em 2015. O estudo avaliou o tempo dos processos e identificou os principais entraves jurídicos e práticos que atrasam as adoções no país.
De acordo com os dados atuais do CNJ, 7.186 crianças esperam em abrigos para serem adotadas, 892 delas com até 3 anos de idade; 2.724 entre 4 e 11 anos; e 3.556 acima de 12 anos. E das 36.313 famílias que aguardam na fila para adotar, 6.624 desejam crianças abaixo de 2 anos de idade, brancas e sem irmãos.
Segundo o estudo do CNJ, chamado “Tempo dos processos relacionados à adoção no Brasil: uma análise sobre os impactos da atuação do Poder Judiciário”, em 2013, somente 7,3% dos pretendentes à adoção aceitariam crianças com mais de 5 anos. Atualmente, o número subiu para 9,5%, ainda muito abaixo do necessário.
As propostas tentam solucionar problemas relacionados à duração dos processos. O PLS 367/2016 fixa um prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 para que o Ministério Público entre com a ação de destituição do poder familiar. A ideia é que, com o prazo, essas crianças possam ser adotadas mais rapidamente, ainda quando estão na faixa etária do perfil desejado pela maioria dos adotantes.
Veja também
Últimas notícias
'Nunca se sabe quando vai acontecer com a gente’: vídeo de mulher morta revela histórico de violência
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
