Alagoas

Alagoas é o 4º em ranking dos estados que menos fizeram adoção no país

Por 7 Segundo com CNJ 19/02/2017 11h11
Alagoas é o 4º em ranking dos estados que menos fizeram adoção no país
Alagoas só registrou 4 adoções em 2016 - Foto: Ilustração

Alagoas possui 61 crianças disponíveis para adoção, mas somente 4 foram adotadas em todo o ano de 2016, segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), coordenado pela Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O estado fica na frente apenas do Piauí,Tocantins e Amapá.

Em 2016, foram adotadas 1.226 crianças e adolescentes em todo o país por meio do CNA. Ao contrário de Alagoas, que foi o quarto estado que menos adotou, os estados com maior número de adoções foram Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul Minas Gerais e o vizinho, Pernambuco. 

O número pode ser ainda maior, já que há possibilidade de atraso na comunicação das adoções realizadas ano passado. Hoje, de acordo com o CNA, há 7.158 crianças aptas à adoção e  38 mil interessadas em adotar.

“O CNA tem um papel muito importante, aqui há muitas crianças que não teriam sido adotadas sem ele”, diz a juíza Lídia Munhoz Mattos Guedes, titular da 1ª Vara de Infância e Juventude de Curitiba/PR.

Lídia Guedes disse que a busca ativa no cadastro, feita quando não há pretendentes na comarca ou no estado, tem permitido adoções, como a de uma criança do Paraná, com problemas cardíacos e pulmonares, precisando usar inclusive um cilindro de oxigênio, por um casal do Mato Grosso.

Outro caso foi a adoção de dois irmãos, um deles autista, por outro casal de fora do Paraná. “A maioria dos pretendentes não aceita crianças com problemas de saúde não-tratáveis”, diz a juíza.