Polícia

Sindicato dos Policiais Civis constata graves problemas estruturais nos CISPs

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 16/05/2017 13h01
Sindicato dos Policiais Civis constata graves problemas estruturais nos CISPs
Sindicato dos Policiais Civis denunciam problemas estruturantes dos Cips em Alagoas - Foto: Assessoria

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) constatou graves problemas estruturais nos Centros Integrados da Segurança Pública (CISPs) das cidades de Murici, Boca da Mata e Girau do Ponciano, nas regiões da Zona da Mata e Agreste do Estado. 

“Cada prédio custou ao Governo do Estado R$ 1.220.000,00 para um espaço físico que não oferece as mínimas condições de segurança e acomodação dos policiais e população”, informa o vice-diretor jurídico do Sindpol, Ricardo Nazário.

Em poucos meses de inauguração, os prédios apresentaram sérios problemas. As paredes internas não são feitas de alvenaria, o que torna frágil a estrutura. Existe apenas um banheiro para oito policiais militares e seis policiais civis, totalizando 14 pessoas.

Os alojamentos da Polícia Civil (PC) e da Polícia Militar (PM) foram projetados em um espaço apertado, cabendo duas camas. A estrutura não atende à demanda dos policiais civis. Em uma repartição, está localizada a Sala da Polícia Civil que fica em frente à carceragem.

Há problema na instalação hidráulica. A água dos banheiros não desce pela tubulação, acaba retornando ao piso. Há infiltrações e mofos nas paredes. O forro do teto está caindo. O piso apresenta rachadura e afundamento no solo.

Em Murici, a falta de água é constante, e a qualidade é inapropriada para uso humano, apresentando cor escura. As maçanetas das portas já estão com defeitos. O número de preso na carceragem está sempre acima do limite. Com capacidade para dois, o local chegou a ter 12 detentos. 

O vice-diretor Jurídico do Sindpol, Ricardo Nazário, diz que são obras caras e sem qualidade, as quais apresentam graves problemas estruturais em pouco tempo de inauguração. “Tais problemas prejudicam o trabalho do policial, além disso, o dinheiro do cidadão está sendo mal-empregado. O custo de cada CISP poderia recuperar mais de 30 delegacias em Alagoas”, alerta.

Nazário informa que o Sindpol cobrou posicionamento da Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil, Kátia Emanuelle, aos problemas dos CISPs na última sexta-feira (12). A delegada se comprometeu a repassar as informações ao Delegado Geral.