Geral

Vereadores solicitam a saúde municipal documentos fiscais de compra de medicamentos

Por Assessoria 01/06/2017 06h06
Vereadores solicitam a saúde municipal documentos fiscais de compra de medicamentos
Vereadores de Arapiraca em assembleia na CDL - Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite desta quarta-feira (31), sua sessão ordinária, tendo como local, o auditório do Clube de Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL), devido mais uma vez as fortes chuvas que caíram na manhã e tarde desta quarta-feira, deixando o plenário sem condições de deliberar os trabalhos.

Os trabalhos legislativos foram dirigidos pela presidente, a Professora Graça, pelo vice-presidente Moisés Machado, pelo primeiro secretário, Melquisedec de Oliveira, segunda secretária, Gilvania Barros e terceiro secretário, Fabiano Leão.

Foi aprovada indicação da vereadora Gilvania Barros, solicitando da secretaria municipal de Serviços Públicos, providenciar a continuação da limpeza da via férrea, iniciando na Equipadora Zuza até a Churrascaria do Chico, no bairro Brasiliana.
Segundo a vereadora, com o matagal crescendo e deixando a visibilidade dos moradores prejudicada, isso beneficia muito o aumento da violência, principalmente as tentativas de assaltos e até estupros.

Gilvania Barros pediu para que esse problema fosse resolvido o mais breve possível, uma vez que é um pedido da comunidade que há muito tempo solicita os serviços.

Também foi aprovado requerimento dos vereadores Pastor Marcos Caetano e Willomaks da Saúde, solicitando a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, enviar à Câmara Municipal de Arapiraca, cópias de todos os documentos fiscais de compra de medicamentos referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano, bem como os processos licitatórios de compras do ano de 2016.

Em sua justificativa, o Pastor Marcos Caetano, ressalta que muitos usuários estão reclamando que estão indo aos postos de saúde e não estão conseguindo receber medicamentos para pressão arterial, a fitinha para os diabéticos entre outros o que está prejudicando o tratamento.

De acordo com o parlamentar, foi informado que no ano passado, esses medicamentos eram fornecidos e hoje não estão.
Ele deixou claro, porém, que esse seu pedido não se trata de nada pessoal, pois poderia ser qualquer outra secretaria e é uma necessidade urgente para poder dar uma resposta imediata a sociedade que cobra.


Por sua vez, o outro autor do requerimento, o vereador Willomaks da Saúde, citou como deficiência, a burocracia que emperra a máquina administrativa e é preciso encontrar meios que possam evitar isso.
De acordo com ele, a burocracia é responsável por grande parte dos entraves, por isso, aguarda a chegada ao Poder Legislativo da documentação solicitada para poder avaliar com mais critérios.


Ao final dos trabalhos, a presidente comunicou aos demais vereadores, a realização às 10h00 da manhã desta quinta-feira (1º), de uma audiência pública a ser realizada com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras, Daniel Soares de Freitas Oliveira, para fazer uma explanação para os vereadores sobre a atuação de sua pasta, atendendo a um convite do vereador Edvanio do Zé Baixinho.