Pulseiras de identificação reforçam segurança na Unidade de Emergência do Agreste
Com mais de 46 mil internações ao ano, uma medida adotada na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, tem reforçado a segurança no atendimento. As pulseiras de identificação do paciente já fazem parte do dia a dia da instituição.
Com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a iniciativa da gerente-geral da unidade, médica Regiluce Santos, dá suporte às ações do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do hospital. O objetivo é garantir a correta identificação do paciente internado, a fim de reduzir a ocorrência de incidentes.
Para viabilizar a adoção das pulseiras, há cerca de quatro meses, a gerente Regiluce Santos autorizou a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) junto ao Ministério da Saúde. De acordo com a coordenadora do Núcleo, enfermeira Elisângela Lira, a ação está em consonância com a primeira meta do Programa Nacional de Segurança do Paciente.
Normas
Ela explica que o protocolo orienta para a utilização de pulseiras coloridas, de acordo com o grau de risco em cada usuário. A pulseira de cor vermelha representa o risco imediato de o paciente perder a vida (atendimento imediato), enquanto a de cor laranja indica o risco imediato de perder função de órgãos ou membros.
A pulseira amarela aponta a condição que possa ser agravada se não houver atendimento. Ainda existem as pulseiras nas cores verde (atendimento pouco urgente ou ambulatorial) e azul (atendimento sem urgência, com o paciente a ser encaminhado para postos de saúde).
“O trabalho do núcleo é intenso, com total apoio da gerência e de todo os setores do hospital, para que as práticas seguras continuem sendo implantadas no serviço e promovam mais segurança aos profissionais de saúde, acompanhantes e pacientes”, afirma Elisângela Lira.
Ainda de acordo com a enfermeira, essas ações têm como objetivo difundir uma cultura de segurança aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e valorizar as práticas dos trabalhadores da Unidade de Emergência do Agreste.
Veja também
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
