Fundador da Uber renuncia ao cargo de presidente da empresa
Ele é acusado de sexismo e assédio

Uma semana depois de anunciar afastamento por tempo indeterminado do comando da Uber, o fundador da empresa, o americano Travis Kalanick, 40 anos, renunciou ao cargo de presidente-executivo nesta terça-feira (20). A informação é do jornal "The New York Times", que afirma que ele permanecerá no conselho da empresa.
Mais cedo, cinco dos principais investidores da Uber pediram a renúncia imediata do diretor-executivo por meio de uma carta, intitulada "Moving Uber Forward" - a qual foi obtida pelo "New York Times". Nela, os investidores disseram que a empresa precisava de uma mudança de liderança.
A partir daí, Kalanick teria se consultado com pelo menos um membro do conselho da Uber e, depois de longas discussões com alguns dos investidores, concordado em abandonar o cargo.
"Eu amo a Uber mais do que qualquer coisa no mundo e, neste momento difícil da minha vida pessoal, aceitei o pedido dos investidores para se afastar para que a Uber possa voltar a crescer em vez de se distrair com outra luta", declarou Kalanick ao "Times" nesta terça.
O conselho da Uber também se pronunciou, dizendo que Kalanick "sempre colocou a Uber em primeiro lugar" e que a sua demissão como executivo-chefe daria à empresa "espaço para abraçar completamente um novo capítulo de sua história".
Kalanick vinha enfrentando críticas havia algum tempo e sua situação piorou depois que 20 pessoas foram demitidas, em 7 de junho, depois de recomendação de uma auditoria que investigou uma série de denúncias de assédio dentro da empresa.
O estopim foi o depoimento de uma ex-funcionária, Susan Fowler, que havia trabalhado como engenheira na Uber de novembro de 2015 a dezembro de 2016. Ela elegou ter sido assediada de forma moral, sexual e sexista por seus superiores, e que todas as queixas feitas no departamento de recursos humanos foram ignoradas.
Na ocasião, Kalanick ordenou que fosse aberta uma "investigação urgente" para apurar o caso e se pronunciou no Twitter: "O aqui descrito é abominável e vai contra tudo aquilo em que acreditamos. Qualquer pessoa que se comporte dessa forma e considere que está OK será demitido".
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
