Após 3 anos sem participar, Canarraiá é a grande campeã do São João 2017

O ostracismo e, por vezes, o ócio têm suas vantagens. É nesse período desconectado que se cria mais, que a inventividade vem de forma natural. E esse processo é necessário em todas as esferas – sobretudo na vida moderna.
E foi isso o que aconteceu com a campeã deste ano do Concurso de Resgate às Tradições Juninas, hoje em sua 15ª edição.
A Canarraiá estava afastada por motivos de regulamento, porque a então gestora da Secretaria de Cultura era residente do bairro Canafístula, o qual também abriga o arraiá. Inclusive, o 7 Segundos fez uma matéria sobre a expectativa da quadrilha em retornar: Após três anos, Canarraiá volta aos salões para balançar o São João de Arapiraca.
Mas este ano, as coisas mudaram: o secretário Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ), Silvestre Rizzatto, não mora por lá e a Canarraiá voltou ao páreo.
Por méritos graças ao envolvimento dos moradores, dos quadrilheiros, pais e temáticas abordadas (veja como foi aqui), ela levou o troféu para a comunidade na noite desta quarta-feira (27) em um evento realizado no Arraiá Centrá, montado no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, bairro do Centro.
No local, ocorreu a apuração dos votos das 14 comunidades e bairros visitados este mês durante o “São João: Arapiraca Virou Xodó”. Representantes dos arraiás estavam por lá esperando saber as entrelinhas do resultado.
A comissão julgadora analisou os seguintes itens: participação, envolvimento e organização; ambientação, decoração, comidas típicas e criatividade; e folguedos juninos, quadrilha junina, animação e dramatização. E a Canarraiá ficou cerca de 9 pontos à frente da segunda colocada, o Arraiá Lengo Tengo, do bairro Brasília, respectivamente com 119,6 pontos e 110,7. A terceira foi o Arraiá Caxi na Roça, da comunidade Poção, com 106,3 pontos.
Todos os três receberam troféus de participação, sendo a campeã premiada com 1 voucher para um dia de passeio nos canyons do Rio São Francisco, com direito a um acompanhante e um 1 kit coringa extra. Os dois itens serão sorteados entre os integrantes.
“Achei muito melhor nesse modelo sem premiação em dinheiro. Assim as pessoas trabalham visando o verdadeiro resgate cultural, sem vislumbrar grana alguma no final das contas. E nós fizemos a nossa parte, envolvendo todo mundo do bairro. Para se ter uma ideia, 70% do nosso corpo de dança é da comunidade”, diz o vice-presidente do arraiá, Anderson Correia.
Segundo ele, a pausa da Canarraiá durante a gestão anterior deu novo fôlego. “Voltamos por conta também das crianças. Elas e os pais estavam insistindo e trouxemos um tema esse ano que usávamos por conta delas: ‘Alice no País do São João’. Tem uma pegada lúdica e as elas se identificam logo. Estamos muito felizes por isso ter se concretizado em um primeiro lugar”, conta ele.
De fato, o que se pôde ver no último dia 23, véspera de São João, foi um circuito de prós para o bairro da Canafístula, com a Dança dos Bonecos, coco de roda Coroca – que já tem 12 anos –, a Canarraiá Kids e a quadrilha estilizada Canarraiá; foi uma unidade de pensamento, sentimento e quereres.
“E em agosto já vamos começar a pensar no próximo tema, o do São João de 2018”, completa o vice-presidente Anderson Correia.
A sintonia parecia ser a mesma com o incentivador cultural e organizador do Arraiá Balança Mas Não Cai, Eduardo Kellvy Rodrigues. “O desejo é que o ano que vem chegue logo. É a melhor época do ano e sempre primamos por resgatar essa saudade nos nossos pequenos. Estão de parabéns a Prefeitura e quem apoiou mais uma vez esse evento”, conta.
Para Jorge Gerônimo, o “Jorge do Leite”, morador do bairro Zélia Barbosa Rocha e “torcedor” pelo Arraiá Luar do Sertão, o que mais valeu foi a não violência permeando os dias do 15º Concurso de Resgate às Tradições Juninas. “Era um ambiente onde as famílias podiam ir assistir tranquilamente. Minha filha dançou e até ganhou o concurso de Rainha do Milho”, revela ele sobre a jovem estudante de 17 anos, Vitória Ferreira, eleita no último domingo (25) no concurso de beleza ocorrido no Arapiraca Garden Shopping (confira aqui).
Esse foi o grande sentido dos festejos juninos, segundo o secretário Silvestre Rizzatto. “Foi e está sendo um São João de muita união, de muito aconchego. Por isso quisemos fazer algo nos moldes atuais e homenageando esse grande mestre, o baluarte Afrísio Acácio do Acordeon. Uma pessoa íntegra, um exímio instrumentista, compositor, declamador e poeta vaqueiro que muito nos orgulha”, pontua.
Na oportunidade, Afrísio recebeu diversas homenagens e até um troféu simbólico por todo o seu trabalho semanal de resgate da cultura local e matuta. Ao lado da esposa, a dona Alcina, ele fez um lindo aboio e logo chamou “Sua Gente” para o acompanhar no arrasta-pé – o prestigiado Enoque do Acordeon, de Pernambuco, estava presente dando o ar da graça e tocando diversos sucessos.
Receberam prêmios também os 2º e 3º lugares no Rainha do Milho, Carla Cawanne Alves, do Arraiá Balança Mas Não Cai, do bairro Santa Edwiges – representada por Eduardo Kellvy – e Shirlanny da Silva, do Arraiá Baile na Roça, da comunidade rural Itapicuru.
Estiveram presentes também a presidente do CDL, Tânia Núbia Albuquerque, e a coordenadora de Comunicação, Publicidade e Propaganda do Grupo Coringa, Kilma Marques, ambas instituições que acreditaram no São João de Arapiraca ao lado do Arapiraca Garden Shopping e o Unicompra.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
