Maior consultoria estratégica do mundo quer atrair talentos do Nordeste
Os custos de viagem e estadia para os jovens de fora da capital paulista serão cobertos pela empresa

Líder mundial do setor, a consultoria estratégica McKinsey and Company abre suas portas para que universitários do Nordeste possam experimentar na prática o trabalho na firma. E, de quebra, ajudar uma ONG a solucionar um problema real. Trata-se do McKinsey Impact Experience.
Por meio do site http://www.mckinsey.com/features/impact-experience/overview/pt-br estudantes de qualquer curso podem se inscrever no processo seletivo para ter a chance de entender como funciona o trabalho de um consultor, fazer treinamentos online e presenciais no escritório da firma em São Paulo, além de receber mentoria dos sócios da consultoria. Os custos de viagem e estadia para os jovens de fora da capital paulista serão cobertos pela McKinsey. As inscrições vão até 13 de agosto.
O programa foi desenvolvido e é liderado por jovens analistas de negócios (BAs) da McKinsey no Brasil com o objetivo de atrair outros jovens talentos para a consultoria - e incentivar o empreendedorismo na firma. “Temos certeza de que será uma experiência incrível trabalhar em um time com formação e origens diversas. Estamos muito animados em promover essa iniciativa e dar um gostinho do por que curtimos tanto nosso trabalho”, explica a consultora Rebecca Teoi, uma das líderes do projeto.
"Aqui as equipes vão ter a oportunidade de resolver um problema real, nunca resolvido antes, e os vencedores vão poder ajudar na etapa posterior, de implementação da solução. Vai ser uma experiência incrível!", conta Natália Camargo, uma das BAs envolvidas. A iniciativa não é uma competição de casos em seus moldes mais tradicionais, mas uma das etapas da seleção conta com a solução de um problema real de uma ONG. “A gente incluiu o máximo possível de coisas que gostamos na McKinsey para que os participantes realmente tenham uma experiência real do que é trabalhar lá”, conta Natália.
Três projetos serão selecionados para participar de um fórum promovido pela McKinsey em setembro para CEOs. A equipe vencedora será premiada com o ‘final round’ de entrevistas para o processo seletivo (ou seja, pulará diversas etapas), um jantar exclusivo com CEO da McKinsey na América Latina, Nicola Calicchio, e treinamentos presenciais proprietários da McKinsey. As equipes na segunda e terceira posições serão premiadas com ‘first round’ de entrevistas para o processo seletivo da McKinsey.
Profissão ainda relativamente pouco conhecida pelos jovens brasileiros, a carreira em consultoria permite trabalhar em setores tão diversos quanto energia, tecnologia, saúde, educação, bens de consumo e vários outros. Os consultores não atuam apenas na iniciativa privada, mas também no setor público e terceiro setor. Justamente por isso a vida dos profissionais da McKinsey não tem rotina: a cada projeto, o consultor trabalha com uma equipe diferente, em um local diferente, com um objetivo diferente. “Meu dia a dia é totalmente dinâmico. Faço análises e modelos no Excel, apresentações em Power Point, apresentações para CEOs, reuniões com sócios e cliente. Posso estar em São Paulo ou em qualquer outro lugar do Brasil”, conta Bruna Del Negro, analista de negócios (BA) na consultoria.
A McKinsey tem mais de 140 escritórios espalhados pelo mundo. No Brasil, são três: em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. As formações acadêmicas mais comuns nesse mercado são engenharia, administração e economia. Mas o objetivo da McKinsey é justamente expandir seu quadro com profissionais de formações diversas - da medicina ao jornalismo, da física à publicidade.
A firma traz também a marca da diversidade. A McKinsey tem a missão de ter 50% de mulheres em seus quadros em todo o mundo, num mercado tradicionalmente dominado pelos homens. Também há iniciativas específicas para abrir mais oportunidades para LGBTs e negros. "Fiz várias competições de caso durante a faculdade, sempre gostei muito desse tipo de atividade – é uma oportunidade ótima para você testar se consultoria é algo que você gosta. Mas o McKinsey Impact Experience vai muito além disso”, completa Natália.
Veja também
Últimas notícias

Morre Preta Gil, aos 50 anos, durante tratamento de câncer nos EUA

Torcedor cai no fosso do Estádio Rei Pelé

AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço

Idoso de 63 anos fica ferido após cair de moto em Jacaré dos Homens

Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e diz que vai tirá-lo do STF

Idoso de 88 anos desaparece no Santo Eduardo; família pede ajuda
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
