Peixes nativos e de valor comercial voltam a aparecer em lagoa após chuvas
Repovoamento feito pela Codevasf pode gerar emprego e renda no Agreste
A lagoa do Pé Leve, fonte de alimento e de renda para milhares de famílias na zona rural do município de Limoeiro do Anadia, Agreste de Alagoas, teve o estoque pesqueiro recuperado.
O povoamento feito na sexta-feira (07) pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com peixes nativos da bacia do Rio São Francisco (curimatã pacu e piau) também introduziu espécies de grande valor comercial, como tambaqui e tilápia.
A assessoria da Codevasf em Alagoas informa que cerca de 50 mil alevinos e peixes juvenis foram colocados na lagoa cujo volume de água melhorou consideravelmente por causa das chuvas.
Segundo Vinícius Dias Filho, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, unidade científica e tecnológica da Codevasf, o peixamento dá continuidade ao trabalho de repovoamento que pode manter o estoque pesqueiro, proporcionando segurança alimentar com a facilidade de acesso ao pescado para a população, criando ainda oportunidade de geração de renda.
“A Codevasf já vem realizando esse trabalho de peixamento na lagoa do Pé Leve há décadas. Nos últimos anos, com a estiagem prolongada, a lagoa chegou a um estado de seca. Com isso, as espécies que já haviam sido inseridas pela Codevasf na lagoa em outras oportunidades praticamente desapareceram do local”, relatou o chefe do centro integrado.
O peixamento foi acompanhado por diversas pessoas do povoado de Limoeiro de Anadia, entre elas a família de Adilson Malaquias. Morador do local há 29 anos, ele defendeu que a comunidade deve respeitar o período de crescimento dos peixes para que se possa pescá-los no tamanho correto.
“Sempre que precisamos da mistura do almoço ou de um trocadinho, a gente vinha aqui na lagoa e tinha um peixinho para comer ou para vender. O que queremos agora é que a população tenha consciência do que está sendo feito hoje para que daqui a seis ou sete meses possamos ter essa atividade de pesca novamente. O tempo que ela passou seca, ficamos sem ter o que pescar. Agora quero que a população se conscientize e deixe o peixe crescer para não faltar o que pescar”, afirmou o agricultor e pescador.
Para ele, a lagoa do Pé Leve é uma fonte de sustento e renda que está na história de todos do povoado. “A Lagoa do Pé Leve é uma mãe de família. Sustentou muitas famílias por aqui. Desde pequeno, vejo os pescadores como seu Cícero Pescador, que criou toda a família a partir aqui da lagoa”, declarou Adilson Malaquias.
Veja também
Últimas notícias
Prefeita Marcela recebe trator equipado da Codevasf para Novo Lino
Vídeo mostra tio-avô entrando em mata com menino e saindo sozinho em Maceió
Imagens câmera de segurança mostram assalto à lanchonete em Delmiro Gouveia
PSD Alagoas ainda não sabe se apoia Caiado ou Lula
Idosa com Alzheimer reencontra policiais que salvaram sua vida
Infraestrutura substitui 10 metros de rede de tubulação rompida no Poço
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
