Ministério Público rejeita prestação de contas de municípios alagoanos
Vereadores não enviaram a documentação necessária para análise das contas de 2013
O Ministério Público de Contas manifestou pela rejeição e declaração irregularidade das prestações de contas das Câmaras Municipais de Limoeiro de Anadia e Santa Luzia do Norte, ambas relativas ao exercício de 2013.
Nos dois casos, o Poder Legislativo não apresentou os documentos mínimos necessários para a análise das contas e por isso, o procurador Pedro Barbosa Neto, titular da 2ª Procuradoria de Contas, solicitou ao conselheiro relator a realização de diligências para que os atuais presidentes das Câmaras de Vereadores apresentem as documentações faltantes, a fim de verificar se houve outras irregularidades ou dano ao erário.
Caso a diligência não seja atendida, o MP de Contas pede ainda, a realização de uma Tomada de Contas Especial em relação ao período de 2013.
“A adequada instrução processual é o mínimo que se espera de uma prestação de contas, e que tanto a Câmara de Santa Luzia do Norte, quanto à Câmara de Limoeiro de Anadia foram omissas no dever de prestar contas em seu aspecto material e/ou substancial”, esclareceu Pedro Barbosa Neto.
De acordo com o Procurador de Contas, o envio da prestação de contas sem os documentos mínimos, embora represente o cumprimento do dever formal de envio das contas, não deve operar em favor do gestor faltoso.
“A ausência de documentos essenciais ao conhecimento e controle dos atos de gestão da casa legislativa não gera presunção de regularidade. Pelo contrário, a sistemática de controle da administração impõe aos gestores uma postura ativa que demonstre a higidez dos atos de suas gestões, e a omissão de informações essenciais a esta análise milita em seu desfavor”, explicou.
Os pareceres com a manifestação do Ministério Público de Contas seguem para a conselheira Maria Cleide, relatora das contas da Câmara de Limoeiro de Anadia, e a conselheira substituta Ana Raquel, relatora das contas da Câmara de Santa Luzia do Norte.
Veja também
Últimas notícias
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
