HE do Agreste atende mais de 23 mil pacientes até junho
Quedas e colisões de motos continuam liderando os internamentos
O Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, que integra a rede hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), prestou a atendimento a 23.634 pessoas nos primeiros seis meses de 2017.
Conforme relatório divulgado pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD), de janeiro a junho deste ano, os acidentes com motos lideram as estatísticas, com 5.224 atendimentos a vítimas de colisões ou quedas de motos.
No mesmo período do ano passado, o número de vítimas de acidentes com esses veículos foi um pouco superior, com o registro de 5.376 atendimentos.
Mesmo com a pequena redução nos atendimentos, em relação ao ano anterior, o número ainda é considerado alto.
A diretora-geral da Unidade de Emergência Daniel Houly, a médica Regiluce Santos, considera os números alarmantes.
“Mesmo com as campanhas educativas e preventivas realizadas pelos órgãos de trânsito, as ocorrências continuam vitimando muitas pessoas, principalmente jovens em idade produtiva. Precisamos continuar orientando ainda mais as pessoas para ter cuidados redobrados e evitar as imprudências no trânsito", salienta a diretora.
Regiluce Santos informa que o consumo de bebidas alcoólicas é outro fator para o elevado número de acidentes com motos.
"Os prejuízos são muito grandes. Além dos altos custos hospitalares com a internação e tratamento às vítimas, os acidentes deixam sequelas físicas e psicológicas, incapacitando pessoas jovens para o resto da vida", alerta.
O estudante Lucas Barbosa Cavalcante, 23 anos, entrou para as estatísticas dos acidentados, após cair de sua moto no centro comercial de Arapiraca.
O jovem foi levado para o Hospital de Emergência Daniel Houly com várias fraturas e hemorragia interna. Lucas passou dois meses internado e hoje está em uma cadeira de rodas e fazendo fisioterapia.
"Quase morri. Hoje estou impossibilitando de caminhar, mas agradeço a Deus estar vivo e contando a minha história para todos. Antes, eu pensava que moto era um veículo rápido e seguro. Sei que estava errado. Aconselho as pessoas que utilizam esse veículo para ter muito cuidado e também dirigir com atenção por si e pelos outros", alertou o jovem.
Mais estatísticas
Ainda nos primeiros seis meses de 2017, o Hospital de Emergência do Agreste também contabilizou 4.399 pessoas internadas com ferimentos e fraturas ocasionadas por conta de quedas da própria altura, e 226 atendimentos a vítimas de agressão com arma de fogo.
O relatório também aponta para o atendimento a 145 pessoas por conta de agressão com arma branca (faca/facão), 778 vítimas de picadas de escorpião e 220 pessoas internadas por intoxicação com medicamentos.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
