Eleições do Sindicato dos Policiais não tem local de votação fora de Maceió
Policiais lotados em delegacias do interior de Alagoas reclamam
O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realiza no próximo dia 31 de julho eleições para diretoria e conselhos (deliberativo e fiscal). Com duas chapas na disputa, o pleito tem local de votação concentrado em Maceió, o que gera crítica por parte de agentes lotados em delegacias situadas no interior do Estado.
A reclamação que pede a disponibilização de urnas itinerantes repercutiu em rede social a partir da publicação feita por Humberto Albuquerque Rocha, agente que atua em Arapiraca. Candidato a membro do Conselho Fiscal na chapa que faz oposição ao grupo que dirige o Sindpol, Humberto Rocha fez a seguinte análise em seu perfil no Facebook:
“Imaginemos a eleição para governador de Alagoas. Vc que mora no interior do estado vai ter que ir pra Maceió escolher seu candidato a governador lá pois só existe urna pra votação na capital. É isso que ocorre há praticamente 20 anos no Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas. Quem mora ou trabalha no interior vai ter que desembolsar dinheiro pra ir até Maceió poder escolher o seu representante na nova gestão do SINDPOL. Tudo isso pq o sindicato vem com a velha desculpa que não tem estrutura para levar urnas para o interior do estado. O engraçado é que não tem estrutura pra isso, mas tem dinheiro pra distribuir camisetas nas delegacias do interior.”, escreveu no post que rendeu comentários.
Questionado pelo 7 Segundos sobre a reivindicação de urnas itinerantes, o presidente do Sindpol, Josimar Melo, explicou que o estatuto do sindicato não prevê a iniciativa e que as regras atuais não podem ser alteradas em meio ao processo eleitoral. Ele acrescentou que o Sindpol disponibiliza transporte do interior para a capital no dia da votação.
“Nós sempre colocamos uma van para pegar o pessoal em todas as delegacias regionais de Alagoas durante a eleição, inclusive este ano as mais próximas de Maceió terão duas viagens no dia 31”, informou Josimar Melo, citando as cidades de Arapiraca, União dos Palmares, Penedo, Viçosa e Matriz do Camaragibe como as contempladas com o transporte no período da tarde e da manhã para a data do pleito.
Ainda segundo o presidente do Sindpol, cerca de 1.700 associados ao sindicato estão aptos a votar na eleição cujo local de votação é a sede do Sindpol (rua Guedes Gondim, nº 245, Centro, Maceió) no horário entre 9h00 e 17 horas. A apuração dos votos acontece logo em seguida ao encerramento da votação que confronta a chapa 1 - Unidade Policial, encabeçada por Ricardo Nazário (grupo apoiado pela atual gestão do Sindspol) e a chapa 2 – Meu Partido É A Categoria, cujo candidato a presidente é Herbert Melanias.