USP perde posto de melhor universidade da América Latina
A Unicamp agora é a melhor universidade da região

O ranking de melhores universidades da América Latina para 2017 da Times Higher Education, publicação mais tradicional sobre o prestígio de universidades, foi divulgado nesta quinta-feira (20) e aponta que a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) agora é a melhor universidade da região. De acordo com a publicação, o motivo da ascensão da Unicamp foi a melhora em sua pontuação por citações e reconhecimento do mercado.
É a primeira vez que a USP (Universidade de São Paulo) passa a ocupar a segunda posição no ranking da América Latina, divisão regional criado pela publicação no ano passado. No ranking global, ela ainda fica à frente da Unicamp.
Foram avaliadas 81 universidades da América Latina, sendo que, das 10 melhores, o Brasil marca presença com cinco instituições: além da Unicamp e USP, também aparecem a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) também estão entre as 10 primeiras.
Já entre as 50 melhores universidades do ranking, o Brasil conta com 18 nomes, número menor do que o apresentado no ano passado, de 23. Cerca de 20 universidades brasileiras caíram posições no ranking.
São avaliados 13 indicadores para a classificação das universidades, divididos em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizado), pesquisa (volume, renda e reputação), perspectivasinternacionais (pessoal, alunos e pesquisa), lucro industrial (transferência de conhecimento), citações (influência nas pesquisas) e exclusões.
Além das brasileiras, também estão entre as 10 melhores do ranking universidades chilenas, colombianas e mexicanas. Confira a seguir as 25 primeiras universidades do ranking:
Veja também
Últimas notícias

Prefeitos alagoanos voltam cobrar pauta municipalista

Disputa por guarda de neta motivou morte de homem com golpes de foice em Campo Alegre
Caso Ana Beatriz: corpo encontrado dentro de fossa passará por exame de DNA

Homem é brutalmente assassinado a golpes de foice no Centro de Campo Alegre
MPF recomenda criação de comissão de acessibilidade em todos os campi da Ufal

Hospital da Mulher de Alagoas realiza mais de 1.300 mamografias este ano
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
