Sesi apresenta solução do e-Social a empresários do Agreste
O primeiro encontro Sesi Agreste de SST reuniu o empresariado daquela região, no município de Arapiraca, para uma apresentação sobre os desafios do e-social, que será obrigatório a partir de 2018. Este sistema unifica o envio, à União, de informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, entre outras.
Durante o evento, promovido no Teatro Sesi/Arapiraca, no bairro Primavera, também foi apresentado o serviço ‘Gestão Estratégica de Segurança e Saúde no Trabalho para Micro e Pequena Empresa’, que é ofertado por meio do Sebraetec, uma parceria entre o Serviço Social da Indústria e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que custeia 80% da implantação da gestão de Saúde e Segurança nas indústrias.
O seminário, que teve a presença do prefeito Rogério Teófilo (PSDB), foi aberto pelo industrial José Carlos Lyra de Andrade, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e diretor regional do Sesi. Ele destacou a importância do investimento num sistema de gestão inovador, que garanta maior produtividade e competitividade para as empresas.
“O sistema (do Sesi e Sebrae) informatizará todos os dados pertinentes ao trabalhador e à empresa, fornecendo 25% das informações para a adequação da indústria ao e-Social, com os outros 75% sendo informações de RH, contábil e fiscal”, informou.
Para detalhar como o Serviço Social da Indústria pode auxiliar as empresas no desafio de implantar o e-Social, o evento contou com a palestra do médico especialista em medicina do trabalho e executivo do Departamento Nacional do Sesi, Dr. Gustavo Nicolai.
Segundo ele, uma das principais novidades trazidas pelo e-social é a multa pedagógica, que será imposta ao empregador, de qualquer natureza, desde que possua mão de obra onerosa, que não cumprir com o regimento. “O e-social não vem para alterar nenhuma lei ou medida vigente, mas para fazer valer leis ou medidas vigentes que eram pouco praticadas, a fim de tornar as operações em processos, gerando maior produtividade e segurança”, ressaltou.
Além de empresários alagoanos, principalmente da região do Agreste, o evento contou com a presença do superintendente-executivo do Sesi em Alagoas, Carlos Alberto Paes, do diretor-superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, além de representantes dos sindicatos industriais e diretores da Federação das Indústrias.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
