Arapiraca

Doação de brinquedos, livros e revistas podem fazer diferença na recuperação de pacientes da UE

Por Juliana Amaral Santana 25/07/2017 19h07
Doação de brinquedos, livros e revistas podem fazer diferença na recuperação de pacientes da UE
Doações podem ser feita na própria Unidade de Emergência. - Foto: Reprodução/ Internet

Fazer o bem ao próximo é umas atitudes mais valiosas do ser humano. Em prol da caridade e pensando nos necessitados e pacientes da Unidade de Emergência do Agreste, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Emergência Daniel Houly, localizado na cidade de Arapiraca, lançou uma campanha para arrecadar brinquedos, jogos, revistas e livros para os adultos e idosos internados no hospital. Esse tipo de iniciativa é inédito no Agreste e em Alagoas, e a necessidade de donativos é imediata.

O objetivo da campanha é proporcionar um melhor bem-estar para os pacientes e familiares, além de favorecer uma maior e melhor integração entre eles e os demais, visando, desse a humanização no atendimento no HE do Agreste. Esse tipo de incentivo já tem sido realizado há um ano pelo NSP, mas desta vez, o projeto de expandir as atividades despertou interesse na administração do hospital.

Segundo Mônica Leal, psicóloga da UE há 14 anos, a extensão da campanha se deu com o resultado positivo já obtido em outro serviço que era ofertado pelo NSP.

“Nós percebemos a necessidade de assegurar um melhor bem-estar ao paciente e seus usuários por conta da campanha já realizada semanalmente pelo NSP de realizar os desejos dos usuários, afim de que os mesmos recuperem o mais rápido a sua saúde”, ressalta Mônica.

Os donativos deverão ser utilizados principalmente na interação e recuperação cerebral dos internos, isto é, vão ajudar diretamente no desenvolvimento motor e distraí-los enquanto recebem os cuidados necessários.

“Esses objetos serão úteis para promover o desestresse dos pacientes e dos familiares, e integrar um paciente com o outro e dos familiares em si. Também serão úteis para desenvolver o raciocínio, especialmente de crianças e idosos, já que a maioria apresenta mal de Alzheimer, e também ajudar a estimular o cognitivo dos pacientes que possuem sequelas”, acrescenta a integrante da NSP.

Mônica acredita na força da massa arapiraquense na campanha e se mostra otimista quanto ao número que as doações podem atingir.

“A gente quer implantar as normas da OMS, que fala que o ser humano é um ser biopsicossocial, cultural e espiritual. Queremos que o paciente se sinta respeitado em todas essas dimensões. O lúdico, o brincar, o ler, transporta o paciente para outras dimensões psicológicas, aliviando sua angústia, ansiedade e depressão. Se a população abraçar esta causa, está facilitando a reintegração mais rápida do paciente à sua comunidade”, finalizou.

Ponto de recolhimento

ponto de recolhimento para as doações é na própria Unidade de Emergência do Agreste, onde serão armazenados em caixas na área da recepção administrativa do servidor. Como não há prazo fixo para o fim das doações, a população deve ficar à vontade para se dirigir ao local e deixar sua doação.