Doação de brinquedos, livros e revistas podem fazer diferença na recuperação de pacientes da UE

Fazer o bem ao próximo é umas atitudes mais valiosas do ser humano. Em prol da caridade e pensando nos necessitados e pacientes da Unidade de Emergência do Agreste, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Emergência Daniel Houly, localizado na cidade de Arapiraca, lançou uma campanha para arrecadar brinquedos, jogos, revistas e livros para os adultos e idosos internados no hospital. Esse tipo de iniciativa é inédito no Agreste e em Alagoas, e a necessidade de donativos é imediata.
O objetivo da campanha é proporcionar um melhor bem-estar para os pacientes e familiares, além de favorecer uma maior e melhor integração entre eles e os demais, visando, desse a humanização no atendimento no HE do Agreste. Esse tipo de incentivo já tem sido realizado há um ano pelo NSP, mas desta vez, o projeto de expandir as atividades despertou interesse na administração do hospital.
Segundo Mônica Leal, psicóloga da UE há 14 anos, a extensão da campanha se deu com o resultado positivo já obtido em outro serviço que era ofertado pelo NSP.
“Nós percebemos a necessidade de assegurar um melhor bem-estar ao paciente e seus usuários por conta da campanha já realizada semanalmente pelo NSP de realizar os desejos dos usuários, afim de que os mesmos recuperem o mais rápido a sua saúde”, ressalta Mônica.
Os donativos deverão ser utilizados principalmente na interação e recuperação cerebral dos internos, isto é, vão ajudar diretamente no desenvolvimento motor e distraí-los enquanto recebem os cuidados necessários.
“Esses objetos serão úteis para promover o desestresse dos pacientes e dos familiares, e integrar um paciente com o outro e dos familiares em si. Também serão úteis para desenvolver o raciocínio, especialmente de crianças e idosos, já que a maioria apresenta mal de Alzheimer, e também ajudar a estimular o cognitivo dos pacientes que possuem sequelas”, acrescenta a integrante da NSP.
Mônica acredita na força da massa arapiraquense na campanha e se mostra otimista quanto ao número que as doações podem atingir.
“A gente quer implantar as normas da OMS, que fala que o ser humano é um ser biopsicossocial, cultural e espiritual. Queremos que o paciente se sinta respeitado em todas essas dimensões. O lúdico, o brincar, o ler, transporta o paciente para outras dimensões psicológicas, aliviando sua angústia, ansiedade e depressão. Se a população abraçar esta causa, está facilitando a reintegração mais rápida do paciente à sua comunidade”, finalizou.
Ponto de recolhimento
ponto de recolhimento para as doações é na própria Unidade de Emergência do Agreste, onde serão armazenados em caixas na área da recepção administrativa do servidor. Como não há prazo fixo para o fim das doações, a população deve ficar à vontade para se dirigir ao local e deixar sua doação.
Veja também
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
