Alagoas

[Vídeo] Público começa a chegar em Arapiraca para receber o ex-presidente Lula

Político receberá título de Doutor Honoris Causa da Uneal

Por 7 Segundos Arapiraca 23/08/2017 10h10
[Vídeo] Público começa a chegar em Arapiraca para receber o ex-presidente Lula
Ginásio João Paulo II será palco de homenagem ao ex-presidente Lula - Foto: Laís Pitta

O ginásio municipal João Paulo II começa a receber o público que acompanhará a solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. O evento acontece na manhã desta quarta-feira (23), em Arapiraca, capital do Agreste alagoano.

A honraria será concedida pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), homenagem fundamentada nos investimentos feitos em educação durante o governo de Lula. A concessão chegou a ser contestada na justiça, ação movida por Maria Tavares Ferro por considerar que a caravana do ex-presidente tem “intuito político”.

O pedido de cancelamento do título foi barrado pelo Juiz Giovanni Alfredo Jatubá, conforme decisão publicada nessa terça-feira (22), data da chegada de Lula em Alagoas.

Ele desembarcou em Penedo, onde classificou como “coisa estranha” a proibição de receber honraria semelhante da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, localizada em Cruz da Almas-BA.

Apesar do cancelamento da homenagem na Bahia, o ex-presidente foi contemplado com diploma simbólico e, como tem destacado, exaltou a felicidade em ver pessoas de baixa renda e minorias com possibilidade de fazer curso técnico ou faculdade em instituições de ensino federal, conquista viabilizada durante sua gestão.