Vereadora arapiraquense prestigia lançamento de livro sobre o "Velho Chico"
Com a presença de um bom número de público, aconteceu na noite desta sexta-feira (1), no auditório da Casa da Cultura, centro de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, o lançamento do livro de poesias “Opará Revisitado”, do ator, ativista social, marinheiro e escritor sergipano Severo D’Acelino. A presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Graça Lisboa (PDT) e o secretário de Cultura de Arapiraca, Silvestre Rizzatto, prestigiaram o evento.
Em seu pronunciamento, a vereadora enalteceu a iniciativa da Associação das Mulheres de Arapiraca (Ama) em realizar o lançamento de uma obra que trata de um assunto tão importante para a sobrevivência da história alagoana, nordestina e brasileira, como o Rio São Francisco, que hoje sofre com a seca em grande parte do seu leito.
Conhecedora do assunto, a professora disse que a transposição do rio vai trazer mais prejuízos do que benefícios, visto que danos ambientais causados pela transferência de água de uma região para outra são imensos.
Ela também lembrou que são poucas as pessoas que tiveram a oportunidade de presenciar a piracema - fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova.
A abertura oficial do lançamento foi feita pela presidente da Associação de Mulheres de Arapiraca (AMA), Georgia Rocha, e também pela presidente da mesma entidade, só que em Sergipe, Giovana Rocha. “Ele (o autor) viveu o Velho Chico e ninguém melhor do que o Severo D’Acelino para falar sobre este gigante que encanta nossos olhos com suas belezas”, disse Georgia.
O secretário de Cultura de Arapiraca, Silvestre Rizzatto, falou da importância do lançamento de uma obra literária como a do autor sergipano, que só vem enriquecer mais ainda a história de Arapiraca.
Últimas notícias
Moradora de rua é assassinada com tiro na cabeça no Clima Bom, em Maceió
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
