Vereadora arapiraquense prestigia lançamento de livro sobre o "Velho Chico"
Com a presença de um bom número de público, aconteceu na noite desta sexta-feira (1), no auditório da Casa da Cultura, centro de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, o lançamento do livro de poesias “Opará Revisitado”, do ator, ativista social, marinheiro e escritor sergipano Severo D’Acelino. A presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Graça Lisboa (PDT) e o secretário de Cultura de Arapiraca, Silvestre Rizzatto, prestigiaram o evento.
Em seu pronunciamento, a vereadora enalteceu a iniciativa da Associação das Mulheres de Arapiraca (Ama) em realizar o lançamento de uma obra que trata de um assunto tão importante para a sobrevivência da história alagoana, nordestina e brasileira, como o Rio São Francisco, que hoje sofre com a seca em grande parte do seu leito.
Conhecedora do assunto, a professora disse que a transposição do rio vai trazer mais prejuízos do que benefícios, visto que danos ambientais causados pela transferência de água de uma região para outra são imensos.
Ela também lembrou que são poucas as pessoas que tiveram a oportunidade de presenciar a piracema - fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova.
A abertura oficial do lançamento foi feita pela presidente da Associação de Mulheres de Arapiraca (AMA), Georgia Rocha, e também pela presidente da mesma entidade, só que em Sergipe, Giovana Rocha. “Ele (o autor) viveu o Velho Chico e ninguém melhor do que o Severo D’Acelino para falar sobre este gigante que encanta nossos olhos com suas belezas”, disse Georgia.
O secretário de Cultura de Arapiraca, Silvestre Rizzatto, falou da importância do lançamento de uma obra literária como a do autor sergipano, que só vem enriquecer mais ainda a história de Arapiraca.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
