Cineasta e professor alagoano promove curso sobre fotografia na Uneal
Encontro com Celso Brandão acontece neste domingo (10)
O olhar é um pincel que capta a realidade. Conforme a abordagem deste mesmo olhar, qualquer sentimento pode ser expresso na fotografia.
Mas há vários fatores também envolvidos nesse “quadro” – detalhes técnicos como a “regra dos terços”, o enquadramento e a abertura do diafragma ou mesmo a ambientação e cores do que está sendo registrado no filme analógico ou digital.
Todos estes pontos serão discutidos neste domingo (10), a partir das 14h, com o renomado cineasta e fotógrafo alagoano Celso Brandão que vem a Arapiraca para realizar o curso “Introdução à Fotografia”.
Com entrada franca, o evento acontecerá no auditório da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), no bairro Alto do Cruzeiro, e tem organização do fotoclube Caixa Preta em parceria com o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da Uneal.
“O trabalho do Celso é único. Além de dinâmico e criativo, ele traz uma coisa muito própria, muito autêntica e também muito subversiva. O que me chama mais atenção no trabalho dele é como consegue transformar coisas ‘simples’, cotidianas de cada cultura ou expressão, em atos grandiosos”, destaca um dos envolvidos na vinda dele para cá, o fotógrafo e membro do Caixa Preta, Tarcísio Ferreira.
E ele completa: “Arapiraca é muito carente em relação a esse tipo de atividade cultural. Quando eu comecei e despertei para o lado das ‘imagens’, eu sentia necessidade de ter contato com cultura, mas não tinha oportunidade. Então queremos dar acesso a outras pessoas que estejam pensando em compartilhar e agregar conhecimento. Estamos tentando fazer algo que crie um movimento artístico e, junto com ele, um ciclo de conhecimento”.
Hoje com 66 anos de idade, Celso Brandão é graduado em Comunicação Social e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele foi um dos que se destacou nos registros estéticos e documentais que evidenciam os aspectos culturais do estado alagoano. Já dirigiu cerca de 50 filmes, sendo premiado no Festival do Cinema Brasileiro de Penedo nos anos de 1975, 1976, 1978, 1979 e 1980 e ainda participando de diversas mostras artísticas no Brasil e no mundo.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
