Trotes para o Samu caem para 64,19%, mas índice ainda é alto
Número de ocorrências consideradas crime é apresentado na Câmara Municipal
Os trotes registrados pelo telefone 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), têm caído gradativamente, como resultado do trabalho educativo que o órgão vem fazendo com crianças de escolas públicas e privadas.
No mês de agosto, de 38.359 ligações, 24.624 (64,19%) foram trotes, mas esse percentual já chegou a mais de 80%. O supervisor-geral do órgão, Dárbio Alvim, ainda considera o número alto, pois o trote é uma das principais dificuldades do serviço.
O número dos trotes e as ações desenvolvidas pelo Samu para conscientizar a população sobre a importância de só acionarem o 192 quando necessitarem de atendimento móvel de urgência foi apresentado pelo supervisor do órgão, nesta segunda-feira (25), em audiência pública na Câmara Municipal de Maceió.
A audiência, com participação de outros órgãos convidados pelo legislativo, contou com representantes do Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Secretaria de Segurança Pública e de associações de bairro. A iniciativa foi do vereador Francisco Sales.
“Esta audiência é bastante pertinente e os profissionais do Samu estão empenhados para reduzir os índices, a exemplo do projeto ‘Samu nas Escolas’, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal)”, disse Dárbio Alvim. A ação, de acordo com o supervisor, tem contribuído para a redução das ocorrências.
Outros esforços empreendidos para levar ao conhecimento público os serviços do Samu e, com isso, buscar ainda mais a redução dos trotes, é o projeto Conheça o Samu, iniciado no dia 12 deste mês, no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió, e que vai se estender a outros bairros da cidade.
Dárbim lembrou na Câmara que são as crianças e os adolescentes quem mais praticam trotes, especialmente nos período de intervalo da escola. Mas os adultos, segundo ele, também praticam o ato, que é considerado crime, porque obstrui uma central de telefonia pública.
Bombeiros
Mas não é somente o Samu que sofre com os trotes. A representante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Camila Paiva, disse que os trotes na instituição chegam a 70% e já chegaram a 80% das ligações recebidas. Isto, segundo ela, provoca transtornos para os militares que trabalham no atendimento às vítimas, especialmente de transito.
O vereador Francisco Sales enfatizou a importância que têm as instituições, especialmente o Samu. Ele se disse estarrecido com os números de trotes e prometeu que não vai medir esforços para que os colegas vereadores possam abraçar a causa da redução de trotes, por meio de projetos parlamentares.
Veja também
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
