Reitor da Uneal substitui comissionados por pessoas ligadas a partido político
Exonerações e nomeações publicadas no Diário Oficial do Estado
O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) afastou ocupantes de cargos comissionados e os substituiu por pessoas ligadas ao Partido Comunista do Brasil (PC do B), sigla a qual Jairo Campos está filiado.
As modificações no quadro de pessoal da instituição de ensino foram efetivadas nesta sexta-feira (29), com a publicação das exonerações e das nomeações no Diário Oficial do Estado (D.O.E.).
Uma das alterações ordenadas por Jairo Campos contempla o professor Saulo Oliveira como assessor técnico da Uneal. Saulo foi candidato a vereador em Arapiraca, pelo PC do B, durante as eleições de 2016, obtendo 516 votos. Ele assume a função no lugar de Manoel Joaquim do Nascimento Neto.
Outra alteração publicada no D.O.E. desta sexta-feira (29), tirou a jornalista Vilcéia Melo da assessoria da comunicação da Uneal. No lugar dela assume Mariana Moura, também jornalista que se identifica como assessora do PC do B em Alagoas em seu perfil público no Facebook.
Tanto Manoel Joaquim quanto Vilceia Melo ocupavam cargos de comissão por indicação de Clébio Araújo, vice-reitor da Uneal, conforme contato mantido pela reportagem do 7 Segundos com ele.
“A gente está vivendo uma situação esdrúxula na Uneal. Nós sempre mantivemos a bandeira da gestão democrática e agora estamos vendo a imagem da universidade ser manchada com essa situação de aparelhamento”, declarou Clébio Araújo
Além das pessoas comprovadamente ligadas ao PC do B nomeadas para atuar na universidade, mais uma mudança ocorreu em cargos da Uneal. A saída de Joana Darque dos Santos Lopes do cargo de assessora técnica, substituída por Gildemberg Alves dos Santos com a nomeação de hoje no D.O.E.
Questionada pela redação do 7 Segundos e informada sobre o teor da pauta, a assessoria da Uneal disse, a princípio, que “os cargos são comissionados, ou seja, de livre nomeação e exoneração, cabe ao gestor decidir quem compõe a equipe de confiança dele. É algo absolutamente normal”.
Sobre o suposto aparelhamento da instituição, com nomeação de pessoas ligadas ao PC do B - partido ao qual o reitor Jairo Campos é filiado – a redação não obteve retorno sobre o questionamento até as 17h30, quando esta notícia foi publicada.
Veja também
Últimas notícias
Teca Nelma inicia campanha com mobilização nas ruas de Maceió
Jovem é encontrado morto em rio no bairro de Rio Novo
Luciano Barbosa declara apoio a Renan Filho após Yale ser escolhido vice
Colisão entre carro e motocicleta deixa vários feridos em Maragogi
“Grande líder da direita”: Flávio Bolsonaro e Alfredo Gaspar reforçam apoio à reeleição de Cabo Bebeto
“Estou pronta pra mais, Alagoas”: Gabi Gonçalves apresenta candidatura à reeleição
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
