Reitor da Uneal substitui comissionados por pessoas ligadas a partido político
Exonerações e nomeações publicadas no Diário Oficial do Estado
O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) afastou ocupantes de cargos comissionados e os substituiu por pessoas ligadas ao Partido Comunista do Brasil (PC do B), sigla a qual Jairo Campos está filiado.
As modificações no quadro de pessoal da instituição de ensino foram efetivadas nesta sexta-feira (29), com a publicação das exonerações e das nomeações no Diário Oficial do Estado (D.O.E.).
Uma das alterações ordenadas por Jairo Campos contempla o professor Saulo Oliveira como assessor técnico da Uneal. Saulo foi candidato a vereador em Arapiraca, pelo PC do B, durante as eleições de 2016, obtendo 516 votos. Ele assume a função no lugar de Manoel Joaquim do Nascimento Neto.
Outra alteração publicada no D.O.E. desta sexta-feira (29), tirou a jornalista Vilcéia Melo da assessoria da comunicação da Uneal. No lugar dela assume Mariana Moura, também jornalista que se identifica como assessora do PC do B em Alagoas em seu perfil público no Facebook.
Tanto Manoel Joaquim quanto Vilceia Melo ocupavam cargos de comissão por indicação de Clébio Araújo, vice-reitor da Uneal, conforme contato mantido pela reportagem do 7 Segundos com ele.
“A gente está vivendo uma situação esdrúxula na Uneal. Nós sempre mantivemos a bandeira da gestão democrática e agora estamos vendo a imagem da universidade ser manchada com essa situação de aparelhamento”, declarou Clébio Araújo
Além das pessoas comprovadamente ligadas ao PC do B nomeadas para atuar na universidade, mais uma mudança ocorreu em cargos da Uneal. A saída de Joana Darque dos Santos Lopes do cargo de assessora técnica, substituída por Gildemberg Alves dos Santos com a nomeação de hoje no D.O.E.
Questionada pela redação do 7 Segundos e informada sobre o teor da pauta, a assessoria da Uneal disse, a princípio, que “os cargos são comissionados, ou seja, de livre nomeação e exoneração, cabe ao gestor decidir quem compõe a equipe de confiança dele. É algo absolutamente normal”.
Sobre o suposto aparelhamento da instituição, com nomeação de pessoas ligadas ao PC do B - partido ao qual o reitor Jairo Campos é filiado – a redação não obteve retorno sobre o questionamento até as 17h30, quando esta notícia foi publicada.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
