Reitor da Uneal substitui comissionados por pessoas ligadas a partido político
Exonerações e nomeações publicadas no Diário Oficial do Estado
O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) afastou ocupantes de cargos comissionados e os substituiu por pessoas ligadas ao Partido Comunista do Brasil (PC do B), sigla a qual Jairo Campos está filiado.
As modificações no quadro de pessoal da instituição de ensino foram efetivadas nesta sexta-feira (29), com a publicação das exonerações e das nomeações no Diário Oficial do Estado (D.O.E.).
Uma das alterações ordenadas por Jairo Campos contempla o professor Saulo Oliveira como assessor técnico da Uneal. Saulo foi candidato a vereador em Arapiraca, pelo PC do B, durante as eleições de 2016, obtendo 516 votos. Ele assume a função no lugar de Manoel Joaquim do Nascimento Neto.
Outra alteração publicada no D.O.E. desta sexta-feira (29), tirou a jornalista Vilcéia Melo da assessoria da comunicação da Uneal. No lugar dela assume Mariana Moura, também jornalista que se identifica como assessora do PC do B em Alagoas em seu perfil público no Facebook.
Tanto Manoel Joaquim quanto Vilceia Melo ocupavam cargos de comissão por indicação de Clébio Araújo, vice-reitor da Uneal, conforme contato mantido pela reportagem do 7 Segundos com ele.
“A gente está vivendo uma situação esdrúxula na Uneal. Nós sempre mantivemos a bandeira da gestão democrática e agora estamos vendo a imagem da universidade ser manchada com essa situação de aparelhamento”, declarou Clébio Araújo
Além das pessoas comprovadamente ligadas ao PC do B nomeadas para atuar na universidade, mais uma mudança ocorreu em cargos da Uneal. A saída de Joana Darque dos Santos Lopes do cargo de assessora técnica, substituída por Gildemberg Alves dos Santos com a nomeação de hoje no D.O.E.
Questionada pela redação do 7 Segundos e informada sobre o teor da pauta, a assessoria da Uneal disse, a princípio, que “os cargos são comissionados, ou seja, de livre nomeação e exoneração, cabe ao gestor decidir quem compõe a equipe de confiança dele. É algo absolutamente normal”.
Sobre o suposto aparelhamento da instituição, com nomeação de pessoas ligadas ao PC do B - partido ao qual o reitor Jairo Campos é filiado – a redação não obteve retorno sobre o questionamento até as 17h30, quando esta notícia foi publicada.
Veja também
Últimas notícias
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Médico que foi assassinado por ex respondia por estupro de vulnerável e violência contra mulher
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Autor da lei que autoriza escola bilíngue na rede municipal, Leonardo Dias comemora implantação da unidade
Ex-presidente da Federação Espanhola é atacado com ovos pelo tio; entenda
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
