Governo estadual alerta sobre prazo para envio de questionários do Suas
Ausência de respostas pode gerar bloqueio de recursos para municípios
Os questionários do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) referentes ao ano de 2017 devem ser preenchidos por gestores, coordenadores e conselheiros municipais e estaduais até o dia 1° de dezembro.
Realizado anualmente, o preenchimento eletrônico tem como objetivo monitorar as atividades, serviços prestados e o perfil dos trabalhadores da assistência social em todo o território nacional.
“O Censo Suas é um dos principais instrumentos de Vigilância Socioassistencial, pois fornece dados e informações que possibilitam conhecer melhor a estrutura de funcionamento do SUAS e a oferta da rede socioassistencial em âmbito nacional”, disse a gerente de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial, Aline Rodrigues.
O período de envio é escalonado, de acordo com a unidade de serviço. As primeiras unidades são os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Convivência, que devem submeter o questionário até o dia 10 de novembro.
“Os responsáveis pelo preenchimento devem prestar atenção nos prazos, o não preenchimento do Censo SUAS produz sanções administrativas aos municípios, que podem levar ao bloqueio de recursos”, completou.
As unidades que devem preencher o Censo Suas 2017 são: Gestão Municipal, Gestão Estadual, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, Centros de Convivência, Centro Dia de Referência, Conselhos municipais e estaduais e Unidades executoras do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
Para preencher o Censo, os gestores devem acessar o sistema no endereço: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas e utilizar login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas (os mesmos do CadSuas).
Últimas notícias
Moraes autoriza que familiares visitem Bolsonaro e aliados na prisão
Anvisa manda recolher lava-roupas líquido da Ypê por contaminação
Alfredo Gaspar aponta lavagem bilionária envolvendo aposentados e pensionistas: “É a festa do crime”
Cabo Bebeto denuncia recorrentes atrasos da Sesau e aponta falha de gestão
Ivete Sangalo anuncia fim do casamento com Daniel Cady após 16 anos
Juiz é baleado e socorrido após ataque em Ouricuri no Sertão de Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
