Governo estadual alerta sobre prazo para envio de questionários do Suas
Ausência de respostas pode gerar bloqueio de recursos para municípios

Os questionários do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) referentes ao ano de 2017 devem ser preenchidos por gestores, coordenadores e conselheiros municipais e estaduais até o dia 1° de dezembro.
Realizado anualmente, o preenchimento eletrônico tem como objetivo monitorar as atividades, serviços prestados e o perfil dos trabalhadores da assistência social em todo o território nacional.
“O Censo Suas é um dos principais instrumentos de Vigilância Socioassistencial, pois fornece dados e informações que possibilitam conhecer melhor a estrutura de funcionamento do SUAS e a oferta da rede socioassistencial em âmbito nacional”, disse a gerente de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial, Aline Rodrigues.
O período de envio é escalonado, de acordo com a unidade de serviço. As primeiras unidades são os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Convivência, que devem submeter o questionário até o dia 10 de novembro.
“Os responsáveis pelo preenchimento devem prestar atenção nos prazos, o não preenchimento do Censo SUAS produz sanções administrativas aos municípios, que podem levar ao bloqueio de recursos”, completou.
As unidades que devem preencher o Censo Suas 2017 são: Gestão Municipal, Gestão Estadual, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, Centros de Convivência, Centro Dia de Referência, Conselhos municipais e estaduais e Unidades executoras do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
Para preencher o Censo, os gestores devem acessar o sistema no endereço: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas e utilizar login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas (os mesmos do CadSuas).
Últimas notícias

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência

Veículo pega fogo na Avenida Durval de Góes Monteiro em Maceió

Rafael Brito impulsiona preparação de alunos da rede pública com aulões do Enem
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
