Governo estadual alerta sobre prazo para envio de questionários do Suas
Ausência de respostas pode gerar bloqueio de recursos para municípios
Os questionários do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) referentes ao ano de 2017 devem ser preenchidos por gestores, coordenadores e conselheiros municipais e estaduais até o dia 1° de dezembro.
Realizado anualmente, o preenchimento eletrônico tem como objetivo monitorar as atividades, serviços prestados e o perfil dos trabalhadores da assistência social em todo o território nacional.
“O Censo Suas é um dos principais instrumentos de Vigilância Socioassistencial, pois fornece dados e informações que possibilitam conhecer melhor a estrutura de funcionamento do SUAS e a oferta da rede socioassistencial em âmbito nacional”, disse a gerente de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial, Aline Rodrigues.
O período de envio é escalonado, de acordo com a unidade de serviço. As primeiras unidades são os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Convivência, que devem submeter o questionário até o dia 10 de novembro.
“Os responsáveis pelo preenchimento devem prestar atenção nos prazos, o não preenchimento do Censo SUAS produz sanções administrativas aos municípios, que podem levar ao bloqueio de recursos”, completou.
As unidades que devem preencher o Censo Suas 2017 são: Gestão Municipal, Gestão Estadual, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, Centros de Convivência, Centro Dia de Referência, Conselhos municipais e estaduais e Unidades executoras do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
Para preencher o Censo, os gestores devem acessar o sistema no endereço: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas e utilizar login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas (os mesmos do CadSuas).
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
