Novo programa do MDS é lançado em Minador do Negrão

Beneficiários do Programa Bolsa-Família agora podem receber seu benefício direto em sua conta poupança. A partir deste mês, quem já possui Poupança Caixa Fácil pode sacar o dinheiro do Bolsa direto nesta conta, fazer compras em débito, efetuar saques parciais ou até economizar e deixar o dinheiro rendendo. Esta é uma novidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Caixa Econômica Federal.
Mas antes de difundir a novidade para todo o Brasil, o MDS lançou o projeto-piloto no Distrito Federal e no município de Minador do Negrão, a 170 km de Maceió. O município alagoano tem pouco mais de 5 mil habitantes e 870 inscritos no Bolsa-Família. Destes, 46 já utilizaram o benefício através da conta Poupança Caixa Fácil.
Minador tem características que a gente procurava para lançar o projeto-piloto, por ser um município de pequeno porte, com grande número de beneficiários e muito deles já com a conta-poupança da caixa, justificou o técnico do Ministério, que foi até o município avaliar o resultado da estratégia de implementação do Bolsa em conta-poupança.
Iara Soares foi uma das primeiras a experimentar a novidade. A jovem residente de Minador do Negrão é beneficiária do Bolsa-Família e já possui a conta poupança há mais de três anos. Ela aponta as vantagens do novo método.
Antes eu tinha que sacar o dinheiro todo de uma vez e as vezes eu perdia o controle dos gastos. Agora eu posso guardar e gastar aos poucos, conforme a necessidade e o pouco que sobra ainda pode me render um lucrozinho. Também não corro risco andando com o dinheiro na mão, pois agora posso comprar no débito, argumentou a dona de casa.
A abertura da conta é facultativa, gratuita e pode ser realizada em uma agência da Caixa ou nas lotéricas, sem a exigência de um comprovante de renda. Basta que o beneficiário apresente CPF e documento de identidade. Quem não quiser receber o benefício através do novo método pode continuar usando o cartão do Bolsa-Família normalmente.
O objetivo é estimular a educação financeira dos beneficiários, fazendo com que as famílias possam administrar o dinheiro do Bolsa-Família em uma perspectiva de controle econômico.
Últimas notícias

Moradores do bairro Primavera relatam disparo de fogo durante confusão entre dois homens

Imagens mostram momento exato da colisão entre cinco veículos na Av. Leste-Oeste; veja

Jovem é detido no município de Maragogi por comprar veículo roubado

Reajuste de medicamentos tem faixas segundo concorrência entre produtos; entenda

Homem é preso com drogas após demonstrar nervosismo ao ver policiais em Arapiraca

Após mais de 20 anos, homem é preso em Maceió por latrocínio cometido em Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
